Conheça a Jaraqui, equipe que surgiu no curso de Engenharia Naval da UEA

O grupo tem se destacado ao longo dos anos no Desafio Universitário de Nautidesign (Duna), uma competição de abrangência internacional criada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Com um nome que remete à cultura e importância do Amazonas, a Equipe Jaraqui é formada por alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Surgiu em 2014 na primeira turma de Engenharia Naval do estado, na Escola Superior de Tecnologia (EST). O grupo é coordenado pelo Prof. Dr. João Evangelista.

O objetivo da equipe é formar profissionais com um diferencial acadêmico por meio das experiências proporcionadas pelo projeto, tais como dinâmicas, apresentações, atividades em grupo, competições e avaliações.

Desafios e conquistas: trajetória de sucesso da Equipe Jaraqui

O Desafio Universitário de Nautidesign (Duna), competição de abrangência internacional criada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma disputa na qual a Equipe Jaraqui tem se destacado ao longo dos anos, conquistando diversos prêmios e posições de destaque.

Sua primeira participação foi em 2014, quando ganhou o título de melhor projeto. No ano seguinte, apostando em melhorias e inovações, a equipe participou com dois nautimodelos, sendo um deles campeão da competição. Em 2016, com um novo projeto que mesclava características dos barcos anteriores, a equipe obteve o 1º lugar na Prova de Barcaça e o 4º lugar na classificação geral. Na ocasião, também foi a melhor equipe das regiões Norte e Nordeste.

Em 2017, aplicando melhorias nos projetos anteriores, a equipe conquistou o 1º e 2º lugares na Prova de Força, além de obter êxito na Prova de Cabo de Guerra. No ano seguinte, homenageando a cultura local, as embarcações receberam os nomes “Jarantido” e “Jarachoso”, com um deles conquistando o 3º lugar na classificação geral.

Em 2019, a equipe conquistou o 1º e 5º lugares na classificação geral, com destaque para as provas de Manobrabilidade, Bollard Pull e Força. Nos anos seguintes, a equipe continuou obtendo sucesso, conquistando o 1º e 2º lugares da classificação geral em 2021, e alcançando o Top 5 da competição em 2022.

A Equipe Jaraqui demonstra seu compromisso com a inovação e o aprimoramento contínuo sempre buscando se destacar e representar a UEA com orgulho. Seu trabalho em equipe e dedicação têm contribuído para sua trajetória de sucesso no Duna, se consolidando como referência no cenário da engenharia naval.

Para mais informações sobre a equipe, acesse o PDF em anexo.

EditalEdital