Realizar cursos de especialização, além de compartilhar projetos educacionais estratégicos. Esses são alguns dos objetivos do acordo de cooperação técnica assinado entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM). A cerimônia de assinatura ocorreu nesta terça-feira (16/5), no auditório da Escola de Direito (ED), localizada na avenida Major Gabriel, 767, Centro.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, tem convicção de que os esforços científicos promovidos pela Escola de Direito, juntamente com toda a estrutura da UEA, estarão desenvolvendo a pesquisa e a ciência que se faz necessária para produzir políticas públicas para oferecer maior qualidade de vida à população.
“Parabenizo o Tribunal de Justiça pela iniciativa e reafirmo que a universidade está de portas abertas para a realização de políticas integrativas como essa. Sempre digo aos nossos alunos que buscamos estar, cada vez mais, próximos das prerrogativas de desenvolvimento das tecnologias importantes para o desenvolvimento da nossa região.”
A desembargadora e presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, destacou que a colaboração representa um marco importante na jornada conjunta em prol da educação jurídica e da promoção da justiça na sociedade. “Ao unir forças, a universidade e o Tribunal de Justiça estão demonstrando um compromisso conjunto em buscar a excelência acadêmica dos atuais e futuros profissionais do Direito. O presente acordo abrirá portas para a realização de pesquisas conjuntas, projetos acadêmicos e eventos científicos.”
Participaram da solenidade a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro; o diretor da ED, Alcian Pereira Souza; o pró-reitor de Interiorização da UEA, Prof. Dr. Valber Martins; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac; o desembargador do TJAM, Cezar Luiz Bandiera; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça.
Mesa-redonda “Inteligência Artificial” – A assinatura do acordo ocorreu antes da mesa-redonda sobre “Inteligência Artificial”, no auditório da ED. As palestras tiveram o objetivo de discutir e ampliar conhecimentos sobre as consequências nos aspectos jurídicos. A atividade é uma parceria entre a universidade e a Escola do Servidor Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud), sob a coordenação da Prof.ª Dra. Luziane Figueiredo.
Fotos: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA
Durante a atividade, a professora da UEA Luziane Figueiredo destacou a tese de doutorado, que aborda a inteligência artificial e sua interferência no livre arbítrio para as decisões democráticas. Além da professora, palestraram, ainda, os professores Bernardo de Azevedo e Souza; Alessandro Bezerra; e Aldrin Henrique de Castro Rodrigues.