A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou, nesta sexta-feira (30/04), a 6ª edição do “Trote Social”, com o objetivo de promover serviços para a comunidade. O evento, ocorrido na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro, visa incentivar a doação de sangue entre os membros da comunidade acadêmica.
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), Prof. Dr. Darlisom Ferreira, representando o reitor André Zogahib, destacou a importância do evento como uma oportunidade de mobilizar a comunidade acadêmica para contribuir com a campanha de doação de sangue, enfatizando também a diversidade de serviços disponíveis com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Além da doação de sangue, que é fundamental, estamos oferecendo uma gama de serviços para promover um dia de solidariedade para todos”, afirmou.
✅ Siga o canal do UEA no WhatsApp
A campanha busca aumentar o número de doadores de sangue, incentivando a participação de estudantes, professores e servidores da universidade. O Senac ofereceu serviços como corte de cabelo, massagem, limpeza facial e esmaltação, das 9h às 14h30.
Fabiane Moreira, aluna de Engenharia Elétrica e doadora recorrente do Trote Social, expressou sua satisfação em contribuir com a doação de sangue, ressaltando a facilidade proporcionada pelo evento: “É gratificante sempre poder ajudar. A presença do caminhão ou ônibus da Hemoam aqui facilita muito para nós que frequentamos a universidade diariamente. Muitas pessoas participam dessa doação.
A aluna também falou sobre o estigma do medo que algumas pessoas acabam sentindo antes da doação. “Quanto ao medo que algumas pessoas têm da agulha, posso garantir que o processo é tranquilo. Sempre que o ônibus está aqui, faço questão de contribuir, pois para mim é uma experiência super tranquila, sem qualquer dor ou constrangimento”, finalizou.
A campanha está sob a coordenação das servidoras Etelvina Amanda, Ana Karoline e Yasmin Farias, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA).