UEA promove XII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia 2024

O evento científico ocorrerá entre os dias 12 a 14 de junho e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário on-line

A Universidade do Estado Amazonas (UEA) realizará a 12ª edição do “Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia – Secam 2024”. O evento acontecerá entre os dias 12 a 14 de junho e tem o objetivo de promover um encontro para a congregação de saberes tradicionais e científicos, visando o desenvolvimento de estratégias para o fomento à formação de professores na Amazônia.

O simpósio é uma realização da Escola Normal Superior (ENS/UEA) e está sendo organizado pela turma ingressante, de 2023, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC) da unidade. Este ano, a edição traz como tema “Ciência, Arte e Inovação”. O projeto é destinado a pós-graduandos, professores e alunos da educação básica, pesquisadores e professores da educação superior.

A programação será realizada nos períodos da manhã, tarde e noite. O pagamento para participar do evento vai ser dividido por lotes disponibilizado no site do Secam UEA. Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 29/03, conforme os eixos temáticos. As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas por meio de formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/TSesci3AyqmixHLJ7

Sob a coordenação geral do evento estão os docentes, o Prof. Dr. Leandro Barreto Dutra, a Prof.ª Dra. Vivian Battaini e a Prof.ª Dra. Rosilene Gomes da Silva Ferreira, além da discente Anny Roberta Gonçalves Furtado.

Segundo Leandro Barreto, este ano a programação será realizada de forma híbrida. “Pensamos nesse formato para dar oportunidade àqueles que não puderem participar de forma presencial. Por questões de locomoção, queremos que seja acessível, principalmente às pessoas que moram no interior e em outros estados. Onde estiverem, poderão apresentar seus trabalhos de forma on-line”, destacou Leandro.

Linhas Temáticas – Secam 2024

Os autores deverão indicar a linha temática em Educação em Ciências/Ensino de Ciências à qual seu trabalho se vincula, dentre as listadas a seguir e submeter seu trabalho anexando no formulário.

Linha de Pesquisa 1 – Educação em Ciências: Currículo, Cognição e Formação de Professores.

Eixo Temático 1: Currículo de Ciências e Matemática: Novo Ensino Médio, Desafios à Experimentações Artísticas, Inovações e Transdisciplinaridade;

Eixo Temático 2: Ensino e Aprendizagem: Projetos Tecnológicos e Artísticos, Estratégias Metodológicas e o Protagonismo Estudantil;

Eixo temático 3: Formação de Professores na Amazônia: Vida Acadêmica e Expressividade Artística, Didática do Ensino Superior, Formação Continuada e Identidade Docente.

Linha de Pesquisa 2 – Educação em Ciências: Epistemologia, Divulgação Científica e Espaços Não Formais.

Eixo temático 4: Tecnologia: Ciência na Arte e Tecnologia produzida na Amazônia e implicações no social urbano e do interior;

Eixo temático 5: Divulgação Científica: Jovens Pesquisadores, Ciência Escolar e a Vida Acadêmica;

Eixo temático 6: Universo das Artes em espaços não-formais visando uma educação para o amanhã e a liberdade de se expressar.

Mais informações como edital, templates, cronograma e linhas de pesquisas podem ser encontradas no site Secam UEA, nas redes sociais @secam.uea ou pelo e-mail: simposiosecam@gmail.com.