EST contará com serviço de assistência psicopedagógica

O serviço de assistência psicopedagógica inicia a partir do primeiro semestre de 2019.

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) contará com o serviço de assistência psicopedagógica a partir do primeiro semestre de 2019. A iniciativa funcionará de forma gratuita e é voltada aos discentes da unidade. Os alunos que tem interesse em agendar um horário de atendimento no novo espaço devem procurar a aluna Araci Freitas na sala A27 da EST.

O projeto foi sugerido pela acadêmica do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior (ENS/UEA) e funcionária da EST, Araci de Carvalho Freitas, que observou a necessidade de um apoio especializado para os alunos. “Eu lido muito com os discentes e percebi a necessidade deles terem um apoio pedagógico e psicológico, porque eles sentem muita pressão por conta da vida acadêmica e, muitas vezes, não tinham com quem conversar ou não se sentiam a vontade”, comentou.

A iniciativa, que conta com o apoio da diretora da EST professora Ingrid Gadelha Figueiredo e é coordenada pela professora Andrea Fragata, contou com a colaboração do ex-diretor da unidade professor Roberto Higino e de diversos profissionais. Para Fragata, o projeto é de extrema importância. “Esse projeto de extensão é uma forma de suporte aos alunos, deixá-los mais seguros diante das dificuldades que enfrentam na universidade. É um apoio psicopedagógico multidisciplinar”, ressaltou.

Para a psicopedagoga e funcionária da UEA, Joelma Monteiro de Carvalho, a inauguração do novo espaço ampliou o alcance do projeto. “Às vezes os alunos queriam conversar e dialogar com a gente e não tínhamos um espaço, porém com essa nova realidade isso já vai ser possível. Aqui eles vão receber um olhar mais específico, nós estamos na era da inclusão e queremos incluir esses alunos no espaço social”, disse.