UEA vence como melhor equipe da Região Norte no desafio Baja SAE BRASIL

Cerca de 1,7 mil estudantes de cursos de engenharia de todo o Brasil participaram da competição.

A equipe Baja da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conquistou pelo quarto ano consecutivo o título de melhor equipe da Região Norte no desafio nacional ‘Baja SAE BRASIL 2019’. As provas da 25ª edição foram realizadas de 20 a 24 de fevereiro, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo.

Duas equipes, formadas por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da Escola Superior de Tecnologia (EST) estavam na disputa: Baja UEA e Bodó UEA. Cerca de 1,7 mil estudantes de cursos de engenharia de todo o Brasil participaram da competição.

Os universitários, organizados em 87 equipes inscritas, representaram 84 instituições de ensino superior de 17 Estados do País, mais Distrito Federal. Os veículos Baja SAE são projetados e construídos pelos próprios estudantes nas universidades, sob orientação de professores. A equipe da UEA, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Barreda e vários professores auxiliares, retorna para Manaus na quarta-feira (27).

Sobre o carro e BAJA UEA

O projeto BAJA UEA surgiu em 2011. O carro possui uma estrutura tubular em aço, quatro rodas, motor de 10HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90 m de altura e 113,4 quilos de peso. Os sistemas de suspensão, freios e chassi foram feitos pelos estudantes, além do sistema de telemetria, que faz o monitoramento do que está acontecendo com o carro enquanto está na pista.

Histórico Baja SAE BRASIL

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional.

Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência. Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do carro.

Foto: Divulgação

Edital