UEA promove I Workshop de Comunicação Científica do Researcher Connect

Entre os participantes estão professores da UEA, professores UFAM, pesquisadores do INPA e alunos de pós-graduação Stricto-Sensu.

De hoje (25) até quarta-feira (27), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Newton Fund – vinculado à British Council, realiza o I Workshop de Comunicação Científica do Researcher Connect. O evento acontece no prédio Hub, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST), na Av. Darcy Vargas, 1200, de 9h as 17h.

De acordo com o Coordenador de Projetos Institucionais da UEA, o Prof. Dr. José Augusto Paixão Veiga, o I Workshop tem o objetivo de aumentar as habilidades comunicacionais de pesquisadores e professores, uma vez que a maioria deles publicam artigos científicos em revistas e periódicos internacionais e fazem apresentações em conferências, congressos e workshops também internacionais. “Todos que estão na academia sabem escrever um artigo científico, mas geralmente, nós não conseguimos comunicar a nossa pesquisa de uma maneira muito objetiva, clara, concisa e precisa”, explicou o coordenador.

Segundo ele, o Workshop vai melhorar a habilidade de redação e de comunicação que são extremamente necessárias para que se consiga publicações em uma revista de alto nível, que tenha fator de impacto muito alto. “Então você tem um excelente trabalho, você produziu um excelente resultado, mas se você não conseguir comunicar esses resultados de uma maneira muito clara, usando uma forma de escrever cientificamente correta, você não consegue emplacar o seu artigo, ele vai ser rejeitado e o pesquisador pode ficar desmotivado com essa rejeição”, concluiu.

Entre os participantes estão professores da UEA, professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e alunos de pós-graduação Stricto-Sensu, principalmente alunos de doutorado e egressos. O Workshop é ministrado pelas professoras doutoras Aline Quadros e Mônica Campinteli, do Conselho Britânico do Brasil.

Para a professora doutora Aline Quadros, o Brasil tem um potencial de Recursos Humanos de pesquisa muito grande e muito rico, mas às vezes a divulgação, a disseminação da ciência e dos resultados da pesquisa fica um pouco prejudicada por falta de habilidade de comunicação e de expressão em inglês. “Este é um workshop para desenvolver as habilidades de comunicação específicas para pesquisadores principalmente em inglês. Então esse workshop foi desenvolvido pelo British Council justamente para ajudar pesquisadores a se comunicarem melhor em inglês”.

Ela explica que durante os três dias os participantes irão trabalhar como escrever propostas mais eficientes e atrativas, escrevendo de forma clara, interessante e moderna, mostrando o que tem de mais atual na área de comunicação aos participantes. “Essa habilidade de mostrar a importância de sua pesquisa e defender é o que a gente trabalha junto com os participantes. Eles têm uma mudança incrível em três dias e os resultados são sempre muito positivos”, concluiu.

Quadros destaca que uma das características do workshop é a participação de um público interdisciplinar das áreas de humanas, exatas e da saúde que trabalham juntos durante o curso colaborando com os projetos e os resultados um dos outros.

Texto: Mirineia Nascimento/ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA