UEA realiza primeiro Encontro Regional de Ensino e Astronomia do Amazonas

A capital amazonense vai sediar pela primeira vez na história um encontro dessa natureza.

O Estado do Amazonas vai sediar pela primeira vez na história um Encontro Regional de Ensino e Astronomia (ERA). O evento, em sua 76ª edição, vai ocorrer em Manaus da próxima quarta a sexta-feira, de 8h às 19h, tendo como local a Escola Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), na avenida Djalma Batista, Chapada.

A organização é do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa), com colaboração da ENS/UEA e secretarias de Estado (Seduc) e Município (Semsa) da Educação.

Foram abertas um total de 120 vagas preenchidas mediante inscrições gratuitas de professores que ministram o ensino de Ciências. A organização informa que os professores inscritos para participarem do evento não sofrerão qualquer redução em suas folhas salariais, ou seja, as faltas serão abonadas. Haverá certificação para os mestres que concluírem o curso.

“O Encontro Regional de ensino e Astronomia não é um evento de divulgação científica, mas, sim, um curso de capacitação voltado unicamente para professores da Seduc e Semed. É o maior evento cientifico voltado para o ensino de astronomia que temos na América Latina. E a primeira vez que esse evento vem para Manaus. Vamos ter materiais como planetários, caleidoscópios e oficinas de astronomia e astronáutica”, informa o astrônomo, físico e doutor em astrofísica, português Nelio Martins da Silva Azevedo Sasaki, coordenador do Nepa, diretor do Planetário Digital Nepa Paritins e Manaus e professor adjunto da UEA.

Astronomia Indígena

Em abril, em data a ser anunciada posteriormente, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia estará novamente em Manaus para organizar uma palestra sobre Astronomia Indígena, em comemoração à Semana do Índio.

Fonte: Jornal A Crítica

EditalEdital