Aula Inaugural do Programa Mais Médicos da UEA acontece dia 15

O curso de especialização em Saúde da Família e Comunidade será à distância.

Será realizado nos dias 15 e 16, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), a Aula Inaugural do Curso de Especialização Lato Sensu em Saúde da Família e Comunidade, ofertado pela UEA por meio da UNA-SUS Amazônia, aos médicos alocados no estado do Amazonas o quais são vinculados ao Programa Mais Médicos do Governo Federal.

O curso terá a duração de 18 meses, contando com o apoio dos Polos de Telessaúde distribuídos no interior do estado. A previsão de médicos matriculados para a 1ª turma será de 175, os quais estão alocados em 44 municípios contando com a capital. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UEA – AVA/UEA.

A Rede da Universidade Aberta do SUS é constituída por 36 instituições públicas de educação superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação, para a oferta de educação à distância, da qual a UEA é integrante desde 2014 e ofertará seu primeiro curso totalmente à distância por meio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, coordenado pela Profa. Waldeyde Magalhães, em parceria também com o Núcleo Telessaúde Amazonas, uma vez que o programa está presente nos 62 municípios do estado e em 5 comunidades indígenas, vencendo as adversidades geográficas, o qual torna-se uma ferramenta estratégica para a formação dos profissionais da saúde.

Sobre o Mais Médicos

O Programa Mais Médicos, instituído por meio da Medida Provisória nº 621, de 8 de julho de 2013, convertida na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, constitui-se em política pública do governo brasileiro com objetivo de suprir déficits do recurso humano médico no Sistema Único de Saúde (SUS), notadamente nas regiões mais vulneráveis do Brasil, no âmbito da Atenção Básica, sendo uma estratégia para viabilizar a garantia mínima de pelo menos um profissional médico em cada município do Brasil e a ampliação da cobertura médica. Ao ingressar no Projeto Mais Médicos para o Brasil, o médico é matriculado em curso de Especialização em Atenção Básica ofertado por Instituições Federais de Ensino da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – Instituições Supervisoras – que direcionam a sua prática assistencial.

De maneira geral, o Programa Mais Médicos para o Brasil busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

Desta forma, a UEA visa contribuir com a política de educação permanente, uma das prioridades desse Programa, incluindo a supervisão acadêmica no que tange as atividades desempenhadas pelos médicos, além do estímulo à realização de pesquisas aplicadas ao SUS, e, consequentemente, fortalecendo a ações de saúde no estado do Amazonas.