Trote Social na Escola Normal Superior da UEA

Veteranos e calouros se unem para promover ações em benefício à comunidade.

Os alunos da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) participaram, nesta quarta-feira (13), do trote social realizado em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). O “Vampirão”, ônibus-ambulatório, coletou as doações de sangue dos voluntários para ajudar a repor o estoque da instituição. O consultório itinerante da Vision Clínica de Olhos, também esteve presente no Trote com realização de consultas oftalmológicas gratuitas, exames e encaminhamento aos pacientes com procedimentos mais complexos.

A coordenadora do trote social, Flávia Roberta, conta que a iniciativa surgiu da necessidade de produzir algo relevante para a sociedade e que promovesse a integração entre calouros e veteranos. “Com o Vampirão nós estimamos que até 150 alunos façam a doação e ainda vamos arrecadar os donativos para a ‘Liga Amazonense Contra o Câncer’, ‘Lar das Marias’ e ‘Núcleo de Assistência a Criança e a Família em Situação de Risco’ até o fim do mês de março”, ressaltou.

Para o calouro do curso de Licenciatura em Geografia, Vitor Cesar, a doação tem um fator humanitário forte que propicia às pessoas uma oportunidade de ajudar em uma causa importante. “Fomos informados que o estoque de sangue do Hemoam estava baixo após o carnaval e isso causou um impacto na minha turma, incentivando várias pessoas para doar”, frisou o aluno.

Doadora de “Carteirinha”

A estudante Rafaela Cruz, do quarto período de pedagogia é doadora de sangue desde 2017, e com isso ganhou até uma “carteirinha” do Hemoam. “Já fiz várias doações, mas para mim é sempre como se fosse a primeira vez. Nós temos que ser altruístas. Acabei lembrando que uma bolsa de sangue ajuda até quatro pessoas”.

As doações de alimentos não perecíveis serão recebidas de 20 a 23 de março na Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) e ENS. Toda a arrecadação será direcionada as instituições ‘Liga Amazonense Contra o Câncer’, ‘Lar das Marias’ e ‘Núcleo de Assistência a Criança e a Família em Situação de Risco’.

Texto: Carol Givone/ASCOM UEA

Fotos: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA

EditalEditalEdital