Comemorando o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22), o curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) junto ao Fórum Mundial da Água, um coletivo de entidades, lideranças e instituições interessadas na preservação da água na Amazônia, realizarão a Caminhada Universitária pela Água em prol da defesa do bem hídrico.
A programação tem início às 15h30, na Praça Paulo Jacob, próximo ao Palácio Rio Negro, na Av. Sete de Setembro, com rodas de conversa com especialistas e estudantes.
Segundo a professora Selma Batista, em 1987, o Relatório “O nosso futuro comum” foi publicado pela Organização das Nações Unidas, pedindo que o consumo dos recursos naturais fosse utilizado sem comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. “Hoje quem tem 32 anos, representa a geração futura citada no documento e, se nada for feito para reduzir o impacto sobre os recursos hídricos poluídos por lixo, por metais pesados, por descaso com aterros; os filhos desta geração viverão em um cenário de crise muito maior, com possibilidade de falta de acesso à água potável”, expôs a professora.
Às 17h se inicia a caminhada de um quilômetro, com destino a Praça da Matriz, onde acontecerá uma programação artística com apresentações de música e a performance Recolon, do egresso do curso de Teatro da UEA Leonardo Scantbelruy.
Abraço Simbólico
Ainda no dia 22, às 9h, ocorrerá o 5º Abraço Simbólico nas Nascentes do Igarapé do Mindu, localizado na Rua Andorinha, bairro Val Paraíso, zona Norte de Manaus. A programação conta com exposições de arte, sorteios, apresentações de pesquisa e o abraço que será às 10h20. O evento é uma realização da UEA, Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), Parque Municipal das Nascentes do Mindu, Tumpex e Marquise Ambiental.