UEA forma 222 professores do Parfor na capital e interior

Docentes dos cursos de Licenciatura em História, Geografia, Matemática e Ciência da Religião celebram a formatura.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) graduou no mês de março 153 docentes do interior e capital por intermédio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). As cerimônias aconteceram nos municípios de Maraã, Uarini, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Manaus. Para o mês abril mais duas turmas com 69 professores serão concluídas nos municípios de Japurá e Fonte Boa, totalizando 222 formandos apenas em 2019.

Os Cursos são de Licenciatura em História, Geografia, Língua Portuguesa e Ciências da Religião. De acordo com a Coordenadora Geral do Parfor/UEA, Luciane Lopes de Souza, o programa possui o apoio das três esferas: federal, estadual e municipal, que não mediram esforços para possibilitar aos professores receberem esta formação. “Parabenizamos os formandos pela conquista, e os incentivamos a continuarem na busca por uma formação continuada, sempre prevendo a melhoria da qualidade da educação do Amazonas”, enfatizou.

Segundo o Secretário Municipal de Educação de Tonantins, Edelson Penaforth, o município celebra a formação de mais de 40 profissionais da Educação por meio da UEA, destacando-a como uma Instituição de renome no cenário nacional. “Agradecemos ao reitor Cleinado Costa e a coordenadora Luciana Souza, assim como os demais gestores municipais que colaboraram com essa conquista”.

O Professor de Tonantins, Sidney da Costa dos Santos, graduado em Licenciatura em Geografia apontou a iniciativa como relevante e positiva para os docentes. “O programa Parfor para nós professores, principalmente da rede municipal de ensino, é indispensável e gratificante, nos possibilita ser profissionais melhores, até mesmo para atuar na zona rural do Amazonas. Estamos agradecidos por essa oportunidade”, finalizou.

Texto: Carolina Givoni/ Ascom UEA

Fotos: Arquivo Pessoal