Doutorado em dança contemporânea da UEA relaciona espaços abandonados com arte

O espetáculo de dança associa a interação do corpo com o ambiente, tempo e espaço na cena.

A pesquisadora e docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Raíssa Costa apresenta nesta quinta-feira (18), às 19h, a Tese de Doutorado em dança contemporânea ‘Enlugar’. O espetáculo será exibido no Teatro Instalação, localizado na Rua da Instalação, Centro.

A pesquisa de doutorado é realizada por intermédio do Programa de ‘Artes da Cena’, em parceria com a Universidade de Campinas (UNICAMP), e visa reflexões e experimentos artísticos baseados na relação corpo-espaço em espaços abandonados da Cidade de Manaus. A proposta compreende que o corpo e o espaço estão envolvidos em uma troca mútua, e não se separam no processo.

“Quero chamar a atenção para os espaços abandonados, mostrando a cidade aos que transitam e não a percebem pela correria do dia a dia das pessoas, nós visitamos casas abandonadas, e ainda um antigo complexo do lado do Porto de Manaus que agora é um estacionamento”, explica a professora da UEA.

Carreira

Pesquisadora, professora, fisioterapeuta e bailarina natural de Manaus, iniciou sua carreira na dança aos seis anos de idade. É Doutoranda em Artes da Cena na UNICAMP, mestra em Letras e Artes pela UEA, especialista em Biomecânica e Graduada em Dança (UEA) e Fisioterapia (UNINORTE). Pesquisadora na área de artes e biomecânica aplicada à dança, faz parte do corpo docente do curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas – UEA desde o ano de 2012, integrou o Corpo de Dança do Amazonas – CDA como bailarina por 2 anos e atualmente é diretora da Companhia e Grupo de pesquisa Enlugar Arte e Movimento.

Serviço:

Espetáculo de dança contemporânea ‘Enlugar’, tese de doutorado de Raissa Costa.

Local: Teatro da Instalação, localizado na Avenida da instalação, centro.

Data: dia 18/04/2019, quinta-feira, às 19h.

Ingressos: R$20 Inteira e R$20 Meia Entrada.