UEA de Humaitá participa de evento ambiental

O evento abordou temas relacionados à Educação Ambiental, Urbanização e Sustentabilidade.

Nos dias 24 e 25 de abril, a professora Beatriz Furtado dos Santos, do Núcleo de Estudos Superiores de Humaitá da Universidade do Estado do Amazonas (NESHUM/UEA), participou do ‘Seminário Diálogos e Soluções possíveis: Educação Ambiental, Urbanização e Sustentabilidade’, promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com o Instituto Soka no município do Sul do Estado.

De acordo com a professora, o evento foi uma oportunidade da UEA estar junto dos organismos que buscam soluções aos problemas relacionados à Educação Ambiental e destino adequado dos resíduos que afetam o município. “Participei e assinei, como representante da UEA, o documento intitulado Carta de Humaitá, no qual montamos diretrizes e premissas voltadas para buscar soluções aos problemas vitais que afetam a vida local, tais como inclusão urgente da Educação Ambiental e destino adequado dos resíduos”, ressaltou Santos.

Segundo ela, o momento também foi oportuno para divulgar o Núcleo de Ensino Superior e a criação do primeiro Grupo de Pesquisa de Humaitá, denominado Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Local e Regional do Sul do Amazonas (NUPEDAM).

Estiveram presentes representantes da Ufam, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e outras instituições.

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Núcleo de Ensino Superior de Humaitá criou o seu primeiro grupo de pesquisa denominado Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Local e Regional Sustentável do Sul do Amazonas (NUPEDAM), com o objetivo na geração e difusão de novos conhecimentos em desenvolvimento local e regional com viés sustentável. Esses conhecimentos se originam a partir da atuação estratégica em ensino, pesquisa científica e extensão, voltados para o desenvolvimento e crescimento dos setores econômicos da agropecuária, indústria e serviços no sul do Amazonas. Nesse sentido, o Núcleo de Pesquisas busca desenvolver ações, programas e projetos que contribuam para o conhecimento e fomentar as potencialidades das atividades produtivas de Humaitá, bem como da região sul do Estado.

Componentes do NUPEDAM

O Grupo de Pesquisa tem como líder de pesquisa a professora da UEA Dra. Beatriz Furtado Rodrigues dos Santos e é formado pelos professores da UEA José Ítalo Silva Rocha, Dra Elma NAscimento Souza, Dra. Susy Simonetti, Jhonathan Araújo Oliveira e pelos professores do IFAM-Humaitá Rafael Lustosa Maciel, Jhonata Lemos da Silva, além de outros pesquisadores Msc. Antonieta Relvas Pereira, Msc. Luiz Clebson de Oliveira Silvano e Msc. Adriana Lucia Leal da Silva, ligados às secretarias municipais de saúde e de educação.

Texto: Iris Brasil e Mirineia Nascimento/ASCOM UEA

EditalEdital