Professor Astrofísico da UEA palestra sobre Astronomia Indígena

A II Semana de Astronomia Indígena aconteceu de 25 a 26 de abril.

Priorizar e valorizar a cultura indígena regional, compreendendo através de estudos sobre os corpos celestes que a observação do céu sempre esteve na base de conhecimento das sociedades. Foi nesse contexto que o professor e coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia da Universidade do Estado do Amazonas (Nepa/UEA), Dr. Nélio Sasaki, realizou, no dia 25 de abril, a palestra de abertura da II Semana de Astronomia Indígena.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, certificou a importância do evento, organizada pelo Serviço Social do Comércio do Amazonas (Sesc AM), para o estudo indígena, destacando a UEA como impulsionadora de pesquisas relacionadas a astronomia indígena por meio dos projetos do professor doutor Nélio Sasaki. “É um orgulho para a UEA ter o professor Nélio Sasaki representando não só a universidade, mas como o Amazonas em eventos locais, nacionais e internacionais. Agradecemos imensamente a contribuição científica que ele está realizando para o Estado”.

Com a temática ‘Desvendando o céu a partir do olhar indígena’, o evento aproximou estudantes e especialistas das áreas de física, ciências biológicas e naturais, astronomia, entre outras, em oficinas de lançamentos de foguetes de garrafas PET, sessões no planetário móvel digital do Sesc e observação do céu noturno com o Clube de Astronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Edital