Professora da UEA representa AM no I Simpósio Nacional de Geografia Regional

Selma Batista representou o Amazonas na mesa redonda de turismo, políticas públicas e desenvolvimento regional.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi representada pela Professora Doutora Selma Batista no primeiro Simpósio Nacional de Geografia Regional (Singer), realizado na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), durante os dias 24 a 25 de abril. A docente participou a convite da Unifesspa para compor a mesa redonda temática ‘Turismo, políticas públicas e desenvolvimento regional’, que promove o debate sobre as teorias regionais no movimento da produção do conhecimento geográfico, para aprofundar os conceitos de região, regionalização e regionalismo, bem como de conhecer as novas abordagens regionais produzidas no âmbito do pensamento geográfico brasileiro.

Para a Professora Selma Batista, abordar o desenvolvimento da região amazônica pressupõe avaliar as oportunidades que o estado possui na extensão dos sete polos turísticos, pois boa parte das cidades está às margens dos rios. Ressaltando a importância do histórico de ocupação, ordenamento e patrimônio imaterial, cultural edificado em municípios como Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo como fator de potencial econômico. “O programa do Ministério do Turismo, ‘Turismo Rural na Agricultura Familiar’, propõe a fomentação da atividade nessas regiões. No município de Manaquiri, também existe capacidade de desenvolver o mercado dos fitoterápicos, assim como o extrativismo e a pesca em Autazes, e Barcelos que potencializa o contexto do turismo no espaço rural,” pondera Batista.

A mesa redonda ainda contou com a presença da professora Rita de Cássia Ariza da Univeridade de São Paulo (USP), de Goretti Tavares da Universidade do Pará (UFPA) e de Hugo Serra da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) além da professora do Curso de Turismo e Coordenadora do Observatório do Turismo da UEA (Observatur/UEA) elevaram o nível de discussão sobre o turismo na Região Norte e o fortalecimento da parceria entre as Universidades da Amazônia Brasileira.