Formação de Professores da Educação Básica no Norte do país é discutida em seminário

O evento recebe apoio da UEA e apresenta tema '10 anos de Parfor no Norte do Brasil: Impactos e Perspectivas'.

Com o intuito de reunir os coordenadores institucionais, professores e demais interessados para ampliar as discussões acerca do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), nos dias 23 e 24 de maio ocorrerá o I Seminário do Parfor da Região Norte, no Centro De Formação Profissional Padre José Anchieta da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Cepan/Seduc-AM), localizado na Rua Waldomiro Lustoza, n. 250, bairro Japiim II, em Manaus.

Tendo como temática ’10 anos de Parfor no Norte do Brasil: Impactos e Perspectivas’, o evento visa debater os desafios e as perspectivas da formação de professores da educação básica da região norte.

Segundo a coordenadora geral do Parfor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Luciane Souza, no estado existe uma grande demanda de professores da Educação Básica que não possuem diploma na área que atuam. “A UEA tem feito seu papel em formar estes profissionais da Educação. O programa PARFOR possui 10 anos de história dentro da UEA e atua na gestão de 50 turmas com 2063 alunos em 21 municípios do Estado”.

A programação do seminário conta com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos acadêmico-científicos e apresentações culturais. As inscrições podem ser feitas através do link abaixo.

Realizando o evento estão Seduc-AM, UEA, Parfor, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Fórum Permanente de Formação Docente do Amazonas, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Confira a programação completa.

O Parfor na UEA

O Parfor é um programa da CAPES, que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula. Na UEA o programa contempla os cursos de Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena.

EditalEditalEdital