Coordenadores de ensino da UEA da Capital e Interior participam de encontro

Cerimônia de abertura reuniu cerca de 60 coordenadores da UEA.

Marcado pelas discussões acerca da qualidade de ensino na universidade, o II Encontro de Coordenadores de Graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) reuniu 67 coordenadores pedagógicos e de qualidade das unidades de ensino na terça-feira (14), no Auditório da Escola Normal Superior (ENS), em Manaus. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Prograd) e contou com a Coordenação de Apoio ao Ensino da UEA (CAE/UEA).

A pró-reitora de Graduação da UEA, Kelly de Souza, salientou que o evento é organizado desde o ano passado para reunir a Capital aos centros e núcleos da UEA do interior. “A primeira edição foi em 2014, então estávamos precisando deste diálogo”, disse.

Professores de todo o Estado estiveram no evento, como o Coordenador de Qualidade do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB), Sebastião de Souza. “Para nós principalmente por sermos da unidade mais distante em linha reta da Reitoria. Este encontro também auxilia na organização e reorganização dos Projetos Pedagógicos de Curso da Universidade, que somará, de certo, uma a qualidade de ensino muito grande para o estado do todo”.

O vice-reitor da UEA, Cleto Leal, esteve presente na solenidade de abertura e agradeceu pela ação da Prograd. “Estes eventos são destinados à discussão dos Projetos Pedagógicos de Curso, além de verificar a qualidade de ensino e aproximar os cursos, então esta é uma oportunidade de nos conhecer enquanto instituição”, salientou.

Reforçando a parceria firmada entre a UEA e o Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM), a secretária executiva do órgão, Hortência Macedo, falou sobre a importância da regularização dos cursos da universidade. “O CEE tem a grande tarefa de regulamentar os cursos da UEA e nós temos trabalhado em função de que as avaliações sejam feitas numa perspectiva de oportunidade para melhores resultados”.

Nesta segunda edição do encontro alguns dos presentes destacaram a necessidade do diálogo entre as coordenações em eventos como este de forma mais regular, como a Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), Dilma Portela. “Participei da primeira vez como coordenadora de qualidade do CEST. Este evento é de suma importância para nossa vida acadêmica, pois precisamos ter aprimoramento de conhecimento e que isso aconteça mais vezes”, complementou.

Palestra

Na conclusão do primeiro dia, a Profa. Dra. Joab Grana, do Curso de Pedagogia da ENS, apresentou aos coordenadores a palestra ‘O Desafio da Inclusão no Ensino Superior’. O encontro continua até a sexta-feira (17) com uma programação na Reitoria da UEA, localizada na Av. Djalma Batista, n. 3578, bairro Flores, em Manaus.

Texto e Foto: Iris Brasil/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEdital