3º Seminário Internacional de Segurança da Amazônia tem apoio da UEA

As intervenções tem objetivo de viabilizar os desafios da segurança pública.

O 3º Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (Sisam) reunirá profissionais da área de segurança, acadêmicos, gestores públicos e integrantes da sociedade civil para discutir os problemas de segurança da região a partir de um enfoque interdisciplinar por meio de painéis, conferências e palestras com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento será realizado no período de 22 a 24 de maio, a partir das 8h, no Centro Educacional Século, localizado na Avenida Coronel Teixeira, 4371, Ponta Negra. As inscrições estão encerradas.

A programação possui três dias de imersão e, no primeiro dia, conta com a Palestra Magna ‘Os Desafios da Segurança na Amazônia’, ministrada pelo Governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima. A UEA é representada por intermédio de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho coordenados por doutores da instituição.

Programação

No primeiro dia, os grupos de trabalho têm as temáticas da UEA são ‘Estudos da Violência’, e ‘Expressões da Violência’, coordenados respectivamente por Dorli João Carlos Marques e Izaura Rodrigues Nascimento. Ainda na grade de eventos, o grupo de trabalho ‘O Novo Contexto da Violência no Espaço Amazônico: do mundo urbano ao interior’ será ministrado por Leonardo Naves dos Reis.

No segundo dia, os grupos de trabalhos da Universidade são ‘Violência de Gênero’ de Leonardo Naves dos Reis e ‘Economia do crime’, coordenado por Neuler André Soares de Almeida, que também orienta o grupo temático ‘Políticas e Gestão em Segurança Pública’. A mesa temática ‘Os Desafios do Sistema Único de Segurança no Brasil (SUSP)’ é apresentado por André Luiz Nunes Zogahib.

No ultimo dia, os grupo de trabalhos ‘Biossegurança’, e ‘Indicadores da Violência’ serão prestados por Valmir César Pozzetti e Antônio Gelson Nascimento. Além das mesas temáticas ‘Os Desafios da Pós-Graduação em Segurança Pública no Brasil’ e ‘As Experiências e Desafios da Pós-Graduação da UEA’ mediadas por Antônio Gelson de Oliveira Nascimento.

As intervenções têm objetivo de viabilizar os desafios da segurança com um sistema único, que vai integrar as instituições de segurança pública nos três níveis federativos, com preparação ideal de administração de gestão para o bom funcionamento do trabalho de combate ao crime, propondo aos profissionais ações de forma estruturada.

Texto: Carol Givoni/ ASCOM UEA