UEA recebe Fapeam para apresentação do Programa Centelha

As instituições se reuniram para formar parcerias voltadas ao empreendedorismo.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu a visita de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na segunda-feira (20) para apresentação do Programa Centelha. A iniciativa é voltada para formalizar parcerias entre as instituições e promover o incentivo do empreendedorismo para startups em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

Para o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o poder de atuação da Universidade é fundamental para fortalecer o programa de empreendedorismo no estado. “A UEA pretende capilarizar essa informação a todos os nossos núcleos e centros no interior e também na capital, fortalecendo oportunidade de novas ideias e, quem sabe, termos aí algumas startups surgidas dentro da Universidade, para servir ao Amazonas nesse cenário em que Fapeam e Finep constroem juntas”.

Durante o encontro, a diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, explicou que as visitas são para incentivar as instituições de diversas áreas, dentro de suas potencialidades, a participarem do Programa. Vasconcellos também ressaltou a importância da parceria com a UEA. “A Universidade é um parceiro fundamental não só pela sua atuação estadual, mas por ser uma instituição de ensino que possui grande capilaridade no interior, podendo cooperar ativamente na captação de empreendedores com boas ideias pra concorrer no Centelha, que premiará até o final das etapas 28 Startups”, finaliza.

O Programa

O Centelha é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Certi.

Texto: Carol Givoni/ ASCOM UEA com informações da ASCOM Fapeam.

EditalEdital