Maio Roxo da UEA promove conscientização sobre doenças Inflamatórias Intestinais

O evento irá esclarecer dúvidas e difundir a importância do diagnóstico precoce.

O Projeto Colorir, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promove nesta quinta-feira (30), de 8h às 17h, no hall de entrada da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), o Maio Roxo. O evento visa gerar conscientização acerca das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII’s) e conta com a parceira da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (International Federation of Medical Students Association, IFMSA) e do Centro Acadêmico de Medicina João Bosco Botelho (CAJBB) da UEA.

O Maio Roxo é uma alusão à data instituída pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), como o Dia Nacional das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII’s), celebrada no dia 28 de maio, para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce das DII’s.

Sobre as DII’s

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII’s) são alterações estruturais que provocam a inflamação crônica no aparelho digestório, que sem tratamento adequado podem causar lesões e se transformar em úlceras, levando o paciente a um quadro de internação ou cirurgia. Em casos mais graves, a doença prejudica a qualidade de vida e pode aumentar o risco de câncer em pacientes.

Segundo estimativas do Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB), em 2018 às DII’s já atingiam 18 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes do país. Dentre os casos mais comuns, encontram-se a Doença de Cronh e a Retocolite Ulcerativa, atingindo respectivamente 53% e 46 % dos pacientes.

Texto: Carol Givoni/ASCOM UEA