II GELLNORTE reúne mais de 600 pesquisadores de Linguística, Letras e Artes na ENS

Evento evidencia as pesquisas produzidas no Norte do país.

Com objetivo de congregar pesquisadores e pesquisas desenvolvidas na grande área de Linguística, Letras, Artes e áreas afins, a Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA) promove até sexta-feira (31) o II Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte (GELLNORTE). A programação conta com 605 inscritos que participam de simpósios temáticos, minicursos, conferências, mesas-redondas, programações culturais, e traz como tema ‘Linguística e Literatura na Amazônia: políticas de pesquisa para as margens’.

Segundo a Presidente da Comissão Organizadora, Profa. Juciane Cavalheiro, o II GELLNORTE reúne um número substancial de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de um vasto horizonte geográfico. “Desde o ano de 2012, ocorreram Fóruns de Coordenadores de Programas de Pós-graduação da Área de Linguística e Literatura da Região Norte. Cada um destes encontros teve significativa importância para a consolidação da Pós-Graduação em Linguística e Literatura na região Norte e para a criação do GELLNORTE, na cidade de Manaus, em 2014”, pontuou.

A aluna do sétimo período de Letras da UEA, Gabrielle Silva, percebe que o evento é um espaço de diálogo entre outras áreas de pesquisa como linguística, a literatura, o ensino e a libras. “A intenção do evento é ter um grupo de estudos voltado para nossa região Norte que ainda sofre preconceito, mas que segundo pesquisas da USP, as universidades que mais produzem pesquisas estão concentradas na região norte, então eu tenho muito orgulho de estar aqui”, afirmou a estudante que apresentou sua pesquisa sobre gramaticalização na teoria do sociofuncionalismo.

O II GELLNORTE soma 24 simpósios temáticos, 33 minicursos, três conferências, duas mesas-redondas (ao total dez palestras), um encontro com coordenação da área de linguística e literatura/Capes, um café cultural (com seis poetas), 373 comunicações orais em simpósios e 60 comunicações orais livres.

Texto: Iris Brasil/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEdital