Palestras, minicursos e lançamento de livros fazem parte da programação do II SDISCON

O Encontro Internacional de Semiótica e Discurso na Contemporaneidade continua até sexta (7).

Pesquisadores nacionais e internacionais das áreas multissemiótica e transdisciplinares estarão reunidos, a partir desta quarta-feira (5), no II Encontro Internacional de Semiótica e Discurso na Contemporaneidade (SDISCON), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Palestras, minicursos e lançamento de livros fazem parte da programação do evento que segue até sexta-feira (7).

De acordo com o vice-reitor da UEA, Cleto Leal, o encontro deve ir além de um espaço para o debate sobre a temática da Semiótica e Discurso na Contemporaneidade e as respectivas subáreas. “As discussões tratadas aqui devem ser extensivo às salas de aula, para que possamos tirar o melhor proveito dessas oportunidades”, salientou.

A diretora da Escola Normal Superior da UEA (ENS/UEA), Vanúbia Araújo, enfatizou o orgulho de fazer parte do SDISCON como membro do grupo de pesquisa. “Esse trabalho é conjunto, é um trabalho de resistência. Realmente precisamos tomar a luta para nós, fazer a diferença e ir para as ruas é a maior aula de cidadania que você pode dar aos seus alunos e aos seus colegas de trabalho”.

Segundo a representante da Secretaria de Estado e Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC), professora Adriana Moreno, 65 professores da capital e do interior estão participando do encontro para falar sobre educação, sobre novas metodologias e voltar para as salas de aula com novas ideias. “Trouxemos 65 professores da rede estadual divididos entre todas as coordenadorias da área metropolitana, tanto regional quanto distrital, então temos professores dos municípios porque valorizamos a formação de professores”.

Para o professor doutor Roberto Mubarac, o II SDISCON é importante tanto para a UEA quanto para a pesquisa, sendo um espaço de formação de cidadãos capazes de mudar, transformar e de lutar por um mundo melhor. “No momento em que se ataca a educação no nosso país, um espaço como esse é acima de tudo um espaço de resistência, de ciência de qualidade e formação de qualidade”, concluiu.

Sob a coordenação das professoras doutoras Neiva Maria Machado Soares e Socorro Viana de Almeida, o encontro tem como tema “Estudos Semióticos, Gêneros Discursivos e Ensino na Contemporaneidade”.

EditalEditalEditalEditalEdital