Alunos do curso de Teatro apresentam relatório no II Fórum Internacional sobre a Amazônia

Jackeline Monteiro e Leandro Lopes apresentaram o relatório sobre o processo de criação do 'Diálogo das Mulheres Indígenas e Cultura Popular' na UnB

Os alunos/pesquisadores do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jackeline Monteiro e Leandro Lopes apresentaram na última quarta-feira (5) um relatório de experiência sobre o processo de criação do ‘Diálogo das Mulheres Indígenas e Cultura Popular’- que ocorreu em 2018 na ESAT- no II Fórum Internacional sobre a Amazônia, realizado na Universidade de Brasília (UnB).

O evento ‘Diálogo das Mulheres Indígenas e Cultura Popular’ surgiu por meio do projeto ‘Arte e Comunidade’, no que foi desenvolvido processos teatrais na comunidade PROSAMIM, localizado no bairro Praça 14 de janeiro e na Reserva Indígena Parque das Tribos. Os acadêmicos tiveram várias inquietações e como resposta em coletivo foi decidido colocar as duas comunidades em diálogo para debaterem sobre essa diversidade cultural e compartilhar a importância dos saberes populares na construção do conhecimento acadêmico.

Para o acadêmico Leandro Lopes, é importante a universidade abrir as portas para as diferentes comunidades da região. “É exatamente na extensão que conhecemos diferentes realidades e o teatro tem um poder incrível de agregar diferentes conhecimentos por meio de pesquisas desenvolvidas pelos artistas da universidade”, observou.

Já para Jackeline Monteiro, colocar os saberes em diálogo é importante para valorizar a Amazônia. “Poder compartilhar projetos desenvolvidos dentro da nossa região Amazônica em diferentes comunidades específicas da cidade de Manaus em um fórum internacional é mostrar que valorizamos nossa terra, que há pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento na própria universidade dispostos a dialogar com outros estados e países”, finalizou.

Sobre o II Fórum Internacional sobre a Amazônia

O Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Brasília está organizando o II Fórum Internacional sobre a Amazônia, é realizado de 4 a 7 de junho de 2019, na Universidade de Brasília. O evento pretende dar continuidade ao debate sobre as diferentes relações e dinâmicas que ocorrem na Amazônia brasileira e continental, realizado na primeira edição do Fórum Internacional sobre a Amazônia, ocorrido em junho de 2017.

O Fórum busca além de contribuir na construção do conhecimento científico e na valorização de saberes, revelar a situação atual da Amazônia, as ameaças aos seus povos, populações e ao meio ambiente, bem como apontar os desafios colocados e formas de resistência.

EditalEditalEdital