A modernização e os efeitos na Amazônia é tema de projeto interinstitucional da UEA

Pesquisas são desenvolvidas junto com Ufam e UnB

Nos dias 4 e 5 de junho, docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA), em conjunto com docentes do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), estiveram reunidos na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA) para realizar o primeiro seminário envolvendo a equipe interinstitucional que tem desenvolvido o projeto “Amazônia, escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades”.

Segundo o coordenador do projeto no âmbito do PPGLA/UEA, Dr. Allison Leão, a proposta é executada no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-Amazônia), edital Capes 021-2018, em que a equipe foi contemplada. “O Procad tem sido um importante instrumento para fortalecimento e promoção de programas de pós-graduação no Brasil. Foi com esses propósitos que o PPGLA se associou às outras duas instituições. O seminário foi o primeiro encontro programado para os quatro anos de duração do projeto”.

Leão explica que o grupo de pesquisa é composto por dezesseis pesquisadores das três instituições, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação, que realizam pesquisas em torno dos efeitos que os processos de modernização (séculos XVIII, XIX e XX) trouxeram à Amazônia, bem como de que maneiras se deram as representações culturais, artísticas e literárias sobre esses processos.

Durante o seminário, os membros da equipe expuseram seus projetos por meio de exposições e debates, contando ainda com a participação, como observador e debatedor, do Prof. Dr. João Cézar de Castro Rocha da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ao final do seminário, a equipe definiu os passos seguintes do desenvolvimento do projeto, destacando-se o planejamento para o próximo seminário, que abrirá chamada para apresentação de trabalhos e contribuições externas, a ser realizado no segundo semestre de 2019.

Sobre o Projeto

O projeto prevê cooperação interinstitucional na forma de pesquisas em conjunto, realização de eventos, missões de pesquisa fora do estado, estágio pós-doutoral para professores do PPGLA-UEA e PPGL-Ufam e publicações coletivas em livros e periódicos relevantes. Também se destaca o papel dos discentes que integram o projeto com seus planos de trabalho individuais desenvolvidos em iniciação científica e mestrado. Eles também poderão realizar missões de pesquisa em instituições fora do Amazonas.

Texto: Iris Brasil com informações do PPGLA/UEA.

Fotos: Arquivo Pessoal

EditalEdital