5º Encontro de Perspectivas da UEA promove debate sobre cidadania e democracia

O evento segue até sexta-feira (14) na Escola Superior de Artes e Turismo.

A reflexão sobre as relações de poder estabelecidas entre as esferas do estado e da sociedade após 30 anos de promulgação da ‘Constituição Cidadã’, de 1988, é a discussão do 5ª Encontro de Perspectivas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento iniciou na quarta-feira (12), na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) e segue até sexta-feira (14).

A programação, desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas em Ciências Sociais da Amazônia (Lapecsam) e pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

O Diretor da ESAT, Fábio Carmo Plácido, destaca o crescimento e a importância do evento. “O encontro de perspectiva está em sua quinta edição e se consolida agregando importantes contribuições para a região norte, para o País e a sociedade em geral”.

O encontro possui intervenções que envolvem grupos de trabalho, fóruns, mesas temáticas e conferência, que discutirão a relação dos direitos constitucionais, como a liberdade de manifestações políticas, culturais, religiosas, bem como as políticas públicas de segurança, meio ambiente e moradia.

Edma Silva Moreira, vice-coordenadora da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação (Rede INTERNorte), salienta a representatividade do evento para a região amazônica. “O encontro de perspectivas corresponde à magnitude do porte amazônico, se tornando um espaço importante para debater questões essenciais e o enfrentamento aos desafios do cenário atual”.

O encontro tem participação de João Miguel Teixeira Lopes, sociólogo e professor catedrático da Universidade do Porto (UPorto); Djalma Thüler, diretor teatral e professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Carla Monteiro de Souza, historiadora e professora associada da Universidade Federal de Roraima (UFRR); e Luiz Eduardo Soares, antropólogo e escritor, autor de ‘A Elite da Tropa’, dentre outros títulos, que lançará seu novo livro durante o evento.

Texto: Carol Givoni

EditalEditalEditalEdital