5º Seminário do PIBID promove valorização do ensino através da prática acadêmica na UEA

O evento contou com a participação dos Núcleos atuantes do interior e da capital.

Acadêmicos de vários Cursos de Licenciatura da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) se reuniram na terça-feira (18) e quarta-feira (19), na Escola Normal Superior (ENS) para compartilhar experiências das práticas docentes no ‘5ª Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)’. O evento contou com a participação dos Núcleos atuantes no PIBID do interior e capital, que possui 30 núcleos em todo Estado e cerca de 720 alunos que atuam em escolas básicas da região.

A coordenadora do Pibid no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), Núbia Litaiff Moriz, ressalta que a valorização da educação por intermédio da atuação docente no ensino básico do Amazonas, detém um valor humanista que supera limitações de estrutura, distância e demais adversidades encontradas no cotidiano das escolas da região, “Possuímos projetos do PIBID em funcionamento em três escolas do município de Tefé, que possuem características diferentes entre si, que não impedem a continuidade do nosso trabalho, em uma destas desenvolvemos o projeto de rádio escolar envolvendo a comunidade de forma muito positiva, promovendo de fato a troca de saberes com a Universidade”, explicou.

Com a temática ‘Compartilhando Saberes e Experiências Docentes no Amazonas’, o Seminário tratou a síntese da atuação do projeto no Estado em 2019 e contou com a participação dos coordenadores de área, bolsistas do programa e professores supervisores. A mostra contou ainda com a exibição dos trabalhos desenvolvidos, diálogos de experiência e apresentação.

Ingrid Rodrigues, aluna do 5º período de Licenciatura em Letras da UEA, destaca o protagonismo do PIBID na carreira dos participantes acrescentando à formação, maneiras de promover a transformação social nas escolas. “O programa fornece a oportunidade de vivenciar a profissão e seus desafios, colocando os bolsistas como agentes fundamentais na elaboração de metodologias de ensino compatíveis com a realidade de sala de aula, além de incentivar o professor titular a propor melhorias na sua didática”, destacou.

Sobre o programa

O PIBID é um programa do Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo de estimular a profissão de magistério e oportunizar o ingresso dos acadêmicos das licenciaturas na vida profissional, promovendo reforços na Educação de modo geral.

O programa valoriza o magistério e incentiva os alunos que optam pela carreira de professor. Os projetos desenvolvidos pelos alunos são os mais diversos e englobam o dia a dia dos acadêmicos em sala de aula.

Texto: Carol Givoni / ASCOM UEA

EditalEditalEditalEditalEdital