Professora da UEA desenvolve APP para aprendizagem acessível

O modelo atende a demanda de estudantes com deficiência auditiva da EST.

O desenvolvimento de um aplicativo de dispositivos móveis voltados à acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva se tornou um fruto da tese de Doutorado da Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Andreza Bastos Mourão com foco no desenvolvimento de um Modelo Inclusivo de Objetos de Aprendizagem Acessível (MIDOAA), sob a orientação do Professor Dr. José Francisco de Magalhães Netto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O modelo foi concebido para atender a demanda de estudantes com deficiência auditiva e motivar professores, técnicos e o público acadêmico da Escola Superior de Tecnologia (EST) através de um processo com base nas abordagens pedagógicas e computacionais. Segundo Mourão o direcionamento determinante para a tese de Doutorado foi identificado através de pesquisa na EST, inicialmente com alunos dos Cursos de Computação. “A pesquisa foi realizada com alunos matriculados no Curso de Sistema de Informação que testaram o aplicativo, onde havia um estudante com deficiência auditiva”, enfatiza a pesquisadora.

Mourão desenvolve objetos de aprendizagem desde 2016 e com apoio da coordenação e professores, a aplicação deste estudo de caso específico na Universidade visa à validação do MIDOAA e a promoção de politicas inclusivas na UEA. “O modelo é uma contribuição do Doutorado para a educação inclusiva e também para incentivar professores da Universidade a trabalhar recursos educacionais voltadas aos estudantes com as mais diversas deficiências”, destaca.

O aplicativo MIDOAA

Em todas as telas do projeto foi inserido um personagem animado que narra o conteúdo da tela em Libras. O MIDOAA é compatível com dispositivos móveis Android ou iOS, executado através do Aplicativo Class Player. Instale o Aplicativo Class Player da loja Play Store (Android) ou App Store (iOS), abra o Class Player, toque em senha e digite: MIDOAA. Os alunos com deficiência auditiva do Curso de Computação podem acessar as plataformas para aprendizagem.

Texto: Carol Givoni / ASCOM UEA

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