Representante da Universidade de Alicante na Espanha visita UEA

Reunião estreitou laços entre as instituições de ensino.

O Diretor Acadêmico de Projetos Institucionais da Universidade de Alicante na Espanha, Joaquín Marhuenda Fructuoso, visitou a Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nesta segunda-feira (8). Em busca de parcerias, o representante se reuniu com o Reitor Cleinaldo Costa, a Pró-Reitora de Graduação (Prograd/UEA), Kelly Christiane Silva de Souza, a Pró-Reitora de Interiorização (Proint/UEA), Samara Barbosa, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UEA), Maria Paula Mourão, além de representantes da Assessoria de Relações Internacionais da UEA.

Durante a visita, foi posto em pauta pelo Reitor a relevância da UEA enquanto instituição estadual cujo alcance territorial possibilita à população amazonense o acesso gratuito ao ensino superior. “Nossa universidade além de desenvolver pesquisas na Amazônia e ser um ambiente de formação, é um espaço onde podemos promover intercâmbio. Fico muito feliz pela procura do Professor Joaquín, que é de uma instituição espanhola renomada e está interessado em dialogar com a UEA para possibilitar um ensino superior de qualidade aos amazonenses”, disse Cleinaldo.

Joaquín, doutor em Ciências Empresariais, discorreu sobre os acordos que a Universidade de Alicante tem com instituições na América Latina para promover intercâmbios de mobilidade acadêmica de Graduação e programas de Pós-Graduação.

A Universidade de Alicante possui cursos nas áreas de ciências sociais, biológicas, econômicas e sociais, educação e saúde, tem um quantitativo atual de aproximadamente 25 mil alunos matriculados.

Joaquín Marhuenda Fructuoso

Atualmente Diretor Acadêmico de Projetos Institucionais da Universidade de Alicante e chefe do Parque Científico de Alicante de 2012 a de 2019. Anteriormente, foi vice-reitor de Planejamento de Estudos de 2006 a 2012 (período de implementação Espaço Europeu do Ensino Superior).

Na Universidade de Alicante foi diretor da Faculdade de Economia e Administração de Empresas (2002-2006) e Diretor de Economia Financeira, Contabilidade e Marketing (1998-2002).

Licenciado em Ciências Empresariais e Doutor pela Universidade de Alicante, é professor da Universidade na área de Economia Financeira e Contabilidade da instituição.

Autor de numerosas publicações em congressos nacionais e internacionais e em revistas artigos científicos, tais como “European Financial Management”, “Spanish Economic Review”, “Investigaciones Económicas”, “Moneda y Crédito”, “Revista Española de Financiación y Contabilidad”.