Acadêmicos da UEA participam de Congresso Indígena da América Latina

Representantes de mais de cem etnias indígenas estavam entre os quase 2 mil participantes.

O grupo de alunos do Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participou do 3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (Cipial), realizado de 3 a 5 de julho, em Brasília, Distrito Federal. O evento reuniu pesquisadores indígenas e não indígenas de 14 países e de oito áreas do conhecimento para o intercâmbio de ideias.

O artigo ‘Watyama Waku: A Tucandeira agradece’, desenvolvido pelos acadêmicos da UEA, Rucian da Silva Vilácio e Vanessa do Nascimento Damasceno, sob a coordenação das professoras Joelma Monteiro de Carvalho e Rejane Gomes Ferreira, foi apresentado no Cipial. O trabalho é resultante do projeto de extensão ‘Construção de Saberes para a organização do trabalho em ritual indígena’.

A programação contou com 62 simpósios temáticos, que promoveram diálogos interculturais e através de 22 Atividades Integradoras, apresentaram uma perspectiva comparativa sobre processos históricos e contemporâneos relativos aos povos indígenas na América Latina.

O congresso visou estimular o debate sobre questões ético-políticas envolvido na produção de conhecimento sobre e/ou junto a povos indígenas, bem como visibilizar, fortalecer e refletir sobre a emergência de intelectuais indígenas no campo acadêmico por meio de sete mostras fotográficas e oito filmes na mostra Cine Cipial.

Texto: Carol Givoni / ASCOM UEA

EditalEditalEdital