Alunas do curso de Teatro e Dança da UEA representam o Amazonas na JIREI 2019

As propostas são duas oficinas. Evento será realizado entre os dias 16 e 17 de julho na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As alunas, Rebeca de Oliveira Ferreira e Jéssica Macedo Cardoso -dos cursos de Bacharelado em Teatro e de Dança, respectivamente- da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberam carta de aceite para publicação de dois resumos científicos na Jornada de Infâncias, Raças, Etnias e Interseções (JIREI 2019). O evento será realizado entre os dias 16 e 17 de julho, no campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As propostas são duas oficinas, cujos temas são “Oficina Experimental de Jogos e Brincadeiras Infanto-Juvenil” e “Oficina Experimental de Expressão e Consciência Corporal”. As alunas integram o grupo artístico Seanny Artes Produções e foram patrocinadas pelo mesmo, cuja fundadora é a empresária e professora Seanne Oliveira formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A proposta da primeira oficina envolve a prática de jogos teatrais e tem sido aplicada acerca de um ano em eventos infantis; e com fundamentos pedagógicos, tem sido aplicado durante o processo da disciplina do curso de Teatro. A segunda oficina fora desenvolvida nos processos de prática teatral da disciplina de Expressão Corporal, ministrado pela Profa. Ma. Daniely Peinado e no processo da disciplina de Consciência Corporal, ministrado pelo Prof. Ms. João Fernandes Neto do curso de Dança.

Sobre a Oficina Experimental de Jogos e Brincadeiras Infanto-Juvenil

A oficina experimental de jogos e brincadeiras é fundamentada na importância do diálogo entre a educação e a arte, a formação e do desenvolvimento sociocultural da criança e na criação artística como forma de estimulo para o desempenho do psiquismo humano. As atividades exercidas e os conceitos aplicados nessa oficina tiveram como fundamentação teórica a interação entre os autores Lev Vigotski, Tizuko Kishimoto e Viola Spolin. A junção de pensamento dos autores concebe a aplicação de um método que trabalha o desenvolvimento da imaginação e criação. Os jogos teatrais a serem aplicados na oficina consiste na preparação, no foco, na descrição, na instrução e na avaliação da atividade a ser aplicada com o grupo.

Sobre a Oficina Experimental de Expressão e Consciência Corporal

A oficina traz o intuito de melhoria da saúde física e mental por meio de atividades que juntam a metodologia das disciplinas de Dança e Teatro do Movimento. A estrutura didática com fundamentação teórica que envolve trabalhos corporais traz o conceito do que venha a ser expressão e consciência corporal. Serão trabalhadas as noções básicas dos corpos: cotidiano, consciente e do personagem. As atividades que serão aplicadas desenvolvem e apresentam aos participantes uma experiência aprofundada da linguagem e do sentido de corpo e movimento e sua importância no contexto educacional.

JIREI 2019

A Jornada Infâncias, Raças, Etnias e Interseções (JIREI) é um evento no qual as infâncias são os sujeitos interrogantes. Um encontro intergeracional e intrageracional destinado a pessoas de diversas áreas de conhecimento que se interessem pelas noções, categorias e conceitos de infâncias, suas potências, desafios e insurreições diante de um dos maiores riscos contemporâneos, quiçá o maior e mais profundo, o racismo em todas as suas formas. JIREI é um evento interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar que pretende promover debates com crianças e gente adulta nas fronteiras inomináveis e através dos sotaques mais sutis de um dos quesitos mais ancestrais e biocêntricos do mundo: a infância que habita em todo vivente.

EditalEditalEditalEditalEdital