O Professor Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), participou entre os dias 01 a 03 de julho de 2019 como palestrante convidado no workshop Conflict Resolution in Ancient and Modern Contexts II: Theory and Genre, como parte do projeto Conflict Resolution through Classical Literature da AHRC-funded Research Networking, que reúne pesquisadores do Reino Unido (College London – Cambridge, Roehampton, St. Andrews), Colômbia (Universidad de los Andes, Universidad de la Sabana) e Brasil (UEA, USP, UFES, UFJF e UnB).
Na ocasião o professor Renato apresentou em coautoria com a pesquisadora Msc. Anni Marcelli Santos de Jesus a conferência Guilty Women: Brazilian Sexist Laws and the Play Hecyra of Terence, na King’s College, em Londres.
Esta é a segunda vez que o professor participa desse projeto. No 1º workshop, realizado em abril deste ano, em Bogotá, Colômbia, apresentou a conferência The fallacy of Latin used as a legitimation of authoritarianism in Brazil: conflicts and challenges na Universidad de los Andes e no Colombian War College.
O 3º e último workshop será em Manaus, na UEA, entre 09 e 12 de junho de 2020, como parte das atividades acadêmicas da Terceira Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas (III SECLAM), evento que o professor Renato organiza desde 2016.
Em 2020, espera-se contar com mais de 20 palestrantes vindos da Grã-Bretanha, EUA e América Latina, países que compõem o grupo de pesquisadores participantes do projeto e que têm como representante da Universidade do Estado do Amazonas, o professor Renato Rosário.
Sobre o projeto
O projeto forma conexões entre pesquisas acadêmicas em Clássicos e Estudos de Guerra e educação para a construção da paz em dois países latino-americanos: Brasil e Colômbia. Liderado pelo Dr. Martin Dinter (investigador principal do King’s College de Londres) e pelo Dr. David Whetham (co-investigador do King’s College de Londres), o projeto é caracterizado por seu duplo objetivo de pesquisa e divulgação.
A pesquisa encapsulada por essas publicações será colocada em prática: os acadêmicos envolvidos serão convidados a ajudar a produzir recursos pedagógicos para crianças de 7 a 17 anos no Brasil e na Colômbia. Esses materiais, que serão projetados em inglês, espanhol e português, integrarão atividades sobre resolução de conflitos em módulos sobre idiomas antigos e literatura.
O resultado dos estudos dos participantes não será apenas compartilhado com educadores em três dias de estudo em 2020, planejados para Bogotá, São Paulo e Juiz de Fora, mas também carregados on-line no site do projeto, para que educadores em todo o mundo possam integrá-los livremente nos currículos escolares.
Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA