Professores do PPGLA participam do 5o Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Também participou do evento a aluna do curso de Música, Beatriz Silva.

Os professores Dr. Márcio Páscoa e Dra. Luciane Páscoa participaram, no período de 22 a 26 de julho, do 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (5º CIBIM), realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

O 5º CIBIM é um evento Bienal ligado ao Repertório Internacional de Iconografia Musical (RIdIM) que busca aprofundar as discussões sobre Iconografia musical, documentação iconográfica, fontes, criação, preservação e análise.

A professora Luciane Páscoa apresentou a comunicação de pesquisa “Imagens e narrativas sobre artistas em trânsito na Amazônia: tradição iconográfica e cultura visual de 1880 a 1910”, na Mesa redonda “Iconografia Musical e seus cânones: entre tradições culturais e culturas tradicionais.” O professor Márcio Páscoa proferiu a primeira palestra sobre “A posição social do artista em Florença no fim do século XVII, a partir das obras de Anton Domenico Gabbiani para a vila de Pratolino”.

Também participou do evento a aluna de graduação do curso de música, Beatriz Silva Lourenço, que apresentou o trabalho de iniciação científica “Catalogação da Iconografia Musical na obra gráfica de Aurélio de Figueiredo”, orientado pela professora Luciane.

Sobre o RIdIM

O RIdIM-Brasil foi instalado em Salvador, em fevereiro de 2008, estabelecendo a sua primeira Comissão Mista nacional e o seu Centro de Referência em Iconografia Musical Brasileira na Universidade Federal da Bahia. Assume a responsabilidade pela catalogação da iconografia musical no território brasileiro, lidando com métodos e princípios de catalogação de documentos de interesse iconográfico musical e promove a disseminação o conhecimento gerado pela pesquisa em Iconografia Musical.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA