Propósito. No dicionário a palavra significa ‘intenção de fazer algo, projeto, aquilo que se busca alcançar’. E durante quatro dias os presidentes, diretores, gerentes, alunos e pesquisadores estarão reunidos no 2º Workshop do Projeto Îakaê com o propósito de debater problemas da indústria e, de forma conjunta, desenvolver soluções práticas. O evento iniciou na última segunda-feira (29) e segue até nesta quinta-feira (1º) no Samsung Ocean Center, localizado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).
O projeto Îakaê tem o objetivo de aproximar as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) do ecossistema de empreendedorismo e inovação local. É uma iniciativa entre Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Samsung Ocean Center, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Comunidade Jaraqui Valley.
Para a professora da UEA e pesquisadora do Samsung Ocean Center, Michella Lasmar, a oportunidade do 2º Workshop é falar sobre a cultura da indústria 4.0 como forma de beneficiar o PIM e ao mesmo tempo criar um cenário de interação, negociação entre o ecossistema inovador e as indústrias. “No primeiro workshop identificamos alguns problemas que se repetem tanto na indústria local, quanto na nacional e são problemas que para o ecossistema de inovação, a tecnologia, eles resolvem de forma mais especializada”, salientou.
O vice-reitor da UEA, Cleto Leal, destacou que o projeto é uma importante oportunidade de discutir os problemas das empresas. “Estaremos reunidos durante esses quatro dias para que possamos colaborar com o desenvolvimento do processo produtivo das indústrias e empresas”, salientou.
Palestras
A primeira noite de programação reuniu palestras sobre “Inteligência Artificial aplicada à Indústria 4.0”, com o professor da UEA, Maurício Figueiredo; apresentação do Case de Sucesso: Redução de energia da JAV, com o especialista de produto do Grupo JAV, Leollan Grimm; além da apresentação do Mapeamento Startup + Indústria, com o fundador & CEO da Spin, Beny Fard. A abertura do evento contou com a participação do coordenador da Comissão de Desenvolvimento e Automação Industrial da Cieam, Paulo Xavier.
Confira a programação completa abaixo. Ao final do evento será realizada uma avaliação pela organização e, com a aprovação das empresas, haverá um acompanhamento de implantações dos resultados do projeto.
Sobre o projeto
O projeto Îakaê, que na língua tupi significa Caminhos, surgiu em maio de 2019 e visa integrar os profissionais das empresas com pesquisadores e professores para discutir problemas da indústria e, de forma conjunta, desenvolver soluções práticas, preferencialmente de baixo custo, e que em prazo razoável possa trazer benefícios às empresas. As fases do projeto inclui worshops e finaliza em setembro com um Hackathon para apresentação dos principais problemas identificados da indústria local aos empreendedores para gerar soluções pelas equipes formadas durante o projeto.
O projeto é uma iniciativa entre Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Samsung Ocean Center, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Comunidade Jaraqui Valley.
Programação
Programação 4ª noite (01/08 – quinta) – Workshop: “Levantando Problemas”
Local: Ocean Center (EST-UEA) (capacidade 50 pessoas)
18h – 21h – Levantamento de Oportunidades – Método Brainwriting
Facilitadoras: Michella Lasmar (Ocean Center), Olinda Marinho (RAMI/FPF), Gláucia Campos (PPED)
Texto e Fotos: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA