Campus Party Transire Amazônia é lançada na UEA

Evento anunciou a parceria entre a UEA, Instituto Campus Party e Grupo Transire para construção de dez 'Laboratórios Include'.

Propondo a construção de dez ‘Laboratórios Include’ no Amazonas, para proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o ensino de tecnologias digitais, como o manuseio de impressoras 3D, construção de robôs e equipamentos de realidade virtual, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Instituto Campus Party (ICP) e o Grupo Transire, maior fabricante de terminais de pagamento do Brasil, lançaram nesta quarta-feira (31) a Campus Party Transire Amazônia, que ocorrerá na Arena da Amazônia, em Manaus, nos dias 18 a 22 de março de 2020. A solenidade ocorreu na Reitoria da UEA e contou com a presença do Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, do Reitor da UEA, Dr. Cleinaldo Costa, e do Presidente do ICP, Francesco Farrugia.

“Essa Universidade é jovem. Temos 18 anos e aqui, em nosso esplendor, estamos falando de Campus Party. Somos pioneiros nessa oportunidade. Isso traz uma vitalidade e uma oportunidade de trabalho que é rara em nosso meio”, disse o Reitor Cleinaldo Costa, que completou sobre a importância de políticas públicas para jovens. “O ‘Laboratório Include’ é laboratório de múltiplas ideias, é um laboratório do século XXI. Quando eu havia 13 anos, em 1978, onze anos antes de existir a internet, não havia computador, não havia jogo e uma biblioteca municipal ao lado de minha escola consumia o meu tempo útil. Lá tinham três andares e pude ler os clássicos da literatura, além de ter oficinas de artes plásticas e acompanhamento psicológico”, afirmou Cleinaldo sobre a necessidade de ocupação dos jovens na atualidade.

Segundo, Francesco Farrugia, presidente do ICP, o Grupo Transire doará os materiais e equipamentos para montar os ‘Laboratórios Include’. “Pretendemos, com o auxílio da UEA, atender 3.000 jovens e construir em todo Brasil 10.000 laboratórios”, disse Farrugia.

Campus Party Transire Amazônia

Para incluir as pessoas em um ambiente de tecnologia e inovação, a primeira edição da Campus Party Transire Amazônia terá um programação de quatro dias na Arena da Amazônia, com camping, workshops, palestras, área open e outras atividades de interação para todas as idades.

Nesta edição, cujo tema será “Meios de Pagamento”, o Grupo Transire, que nasceu para criação de produtos inovadores na área de desenvolvimento de tecnologias e segurança de informações, promoverá, junto à UEA e ao ICP, o uso da sustentabilidade no evento. Além disso, Ciranda de Morais, Newton C. Braga, Dionatan Simioni e Sergio Prado serão quatro dos 300 palestrantes que irão compor a Campus Party em Manaus.

Texto: Iris Brasil/ASCOM UEA

Fotos: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA