Teatro Contemporâneo é tema da I Mostra de Cenas Curtas da UEA

Serão realizadas rodas de conversas ao final das apresentações.

Trazendo aos amantes das artes cênicas mais uma opção de entretenimento e debate por meio de trabalhos do curso de bacharelado em Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), os acadêmicos do curso realizarão a ‘I Mostra Acadêmica de Cenas Curtas’ com 13 apresentações. O evento acontece entre os dias 7 e 8 de janeiro, a partir das 14h, nas salas Samambaia e Selma Bustamante da ESAT, localizada na Av. Leonardo Malcher, 1728 – Praça 14.

Os estudantes participantes tiveram que produzir cenas curtas onde apenas um ator iria interagir com o público durante a mostra. A iniciativa é realizada como avaliação final dos acadêmicos da matéria de Direção V do último semestre de 2019.

“Os estudantes irão experimentar por em cena tudo o que foi discutido em sala de aula. Eles trouxeram propostas para compartilhar e a partir disso iremos criar um diálogo com os espectadores”, conta a professora responsável pela disciplina, Daniely Peinado.

Durante o período, os estudantes puderam explorar as diversas faces do Teatro Contemporâneo que segundo o professor convidado da matéria, doutorando em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Taciano Soares, trouxe a possibilidade para os estudantes de abordarem temas com influências atuais. “O teatro contemporâneo discute como o ser humano consegue se projetar dentro da cena, a partir de questões muito peculiares como sentimentais, gênero, violência, politica, etc.”, disse Soares.

A estudante Thalia Barbosa que esteve dirigindo a aluna e atriz do segundo período de Teatro, Neuriza Serra, apresentará o título ‘Entre tantos jeitos de amar, eu me escolhi’ abordando a relação da mulher com o próprio corpo. “Neste processo um dos maiores desafios foi me encontrar enquanto diretora e pedagoga no Teatro Contemporâneo porque o processo da prática é diferente da teoria que foi muito bem construída durante os estudos”, enfatizou a estudante.

Ao todo serão apresentados 13 trabalhos, sendo sete deles na terça-feira (7) e seis na quarta-feira (8). Ao final das apresentações o público poderá se juntar aos acadêmicos para debater sobre os temas abordados nas apresentações como objetivos das atividades realizadas pelos acadêmicos na disciplina.

Texto: Davi Albuquerque/ASCOM UEA