Parfor promove sessão de filme para crianças carentes de Itacoatiara

Atividade faz parte do projeto realizado por docentes e discentes da UEA.

Diversas crianças carentes estiveram reunidas no último sábado (18), na Praça do Mirante, localizada no município de Itacoatiara (distante 270 km de Manaus), para participar das atividades do Projeto ‘Cine Filo-Literário Pan-Amazônico’. A iniciativa exibiu o clássico da Walt Disney “Moana: um mar de aventuras”, e em seguida promoveu uma roda de conversa com as crianças sobre os conhecimentos literários Pan-Amazônicos com base nas reflexões éticas e cidadã dos povos da floresta.

O Projeto tem como objetivo desenvolver para o público infantil do município, oficinas literárias -debates, leituras literárias, produção de contos, desenhos de mitos e lendas, brincadeiras, danças, entre outras, de maneira com que se crie uma reflexão acerca das estórias contadas pelos antepassados, valorizando os saberes tradicionais para colocá-los na prática no dia a dia.

“É a primeira vez que o evento ocorreu e foi um sucesso. Obtivemos, inclusive, a participação dos pais com seus filhos nas dinâmicas, orientando para a importância da literatura em suas vidas. Após a realização do filme, enquanto a turma 01 do Curso de Letras realizava as oficinas, a turma 02 presenteava as crianças com brindes como forma de incentivo a participação das atividades. Esses acadêmicos tem pretensão de, quando licenciados, continuarem as ações em prol do conhecimento social”, disse o professor Lizandro Barboza.

O ‘Cine Filo-Literário Pan-Amazônico’ é idealizado e realizado pelo Prof. Mestrando Lizandro Barboza da Silva, orientado pela Prof. Dra. Renata Beatriz B. Rolon, com apoio do Coordenador local do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Prof. Esp. Jesus Matos Barroso, e das turmas 01 e 02 do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA).

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

Foto: Arquivo Pessoal

EditalEditalEditalEditalEditalEdital