Ribeirinho supera dificuldades e conquista vagas na UEA

Determinação sempre foi à marca dos alunos que almejam o tão sonhado passaporte para a EU.

Foi navegando pelas águas do rio Amazonas que Agrício Caxias Pereira, 18, encontrou o caminho para o sucesso. O mais novo aluno da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conta, em detalhes, como transformou a rotina pré-vestibular em uma trajetória inspiradora. Nascido em Itacoatiara – distante 270 quilômetros de Manaus, Agrício vive desde criança em um flutuante, localizado na comunidade ribeirinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (a 15 quilômetros da cidade natal).

Enfrentando diariamente os obstáculos impostos pelas barreiras geográficas, Agrício acordava às 4h30, pegava uma catraia para chegar ao porto de Itacoatiara e de lá caminhava por mais de um quilometro para chegar às 7h15 a uma escola que fica localizada às margens do rio.

“Realizava incansavelmente este percurso de segunda a sexta-feira para estudar. No ensino médio já me sentia um vencedor, um vitorioso, por conseguir com determinação colocar em prática o meu objetivo de lutar para entrar numa universidade. Sempre foquei nos estudos, nunca desviei minha atenção para fatores externos. Sempre tive esse interesse e hoje vejo que este é o único caminho para uma vida de sucesso e para uma vida mais confortável”, revelou o calouro da UEA.

Todo esse esforço resultou na aprovação em dois cursos ofertados pela UEA. Agrício conseguiu a classificação no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) no curso de Licenciatura em Computação e em Engenharia Florestal no Vestibular. “Realizado é a palavra certa e que descreve este momento. Vejo que todo esforço, toda a dedicação, as horas debruçado em cima de um livro valeu a pena. A minha família faz parte desta vitória, e eu, sempre fui o meu maior incentivo”, enfatizou Agrício.

Além disso, nas horas em que não estava estudando, Agrício sempre ajudava os pais na plantação da família e na pescaria, que geravam uma renda média por mês de R$ 1mil, dinheiro que era distribuído para as despesas da casa. Sobre os novos planos, o universitário afirma que continuará com a mesma rotina e se dedicará ainda mais aos estudos para que no futuro breve consiga com muito trabalho comprar um sítio em Itacoatiara.

“Todos os meus sonhos se tornarão realidade. Vou estudar, trabalhar e ter uma carreira profissional excelente. Mas, nunca esquecendo das minhas origens e da boa pessoa que sou. Vou continuar focado nas minhas metas para garantir as novas conquistas que estão por vim”, disse Agrício.

Superação é a marca dos alunos da UEA

Em 18 anos de atuação, a UEA vem colecionando diversas histórias de dedicação e superação vividas pelos acadêmicos, que muitas vezes são impulsionados por situações econômicas ou sociais a driblarem as dificuldades para trilhar um caminho que os levem à universidade.

É o caso do Francisco da Silva, do município de Tefé, que em 2017 conseguiu a aprovação no Ensino Superior. Durante o período que se dedicou aos estudos, Francisco teve que viver também com os obstáculos decorrentes de uma vida adulta, de responsabilidades e obrigações, principalmente, com a mãe que enfrentadas sérios problemas de saúde e que veio a falecer antes do ingresso dele na universidade.

Porém, todas essas dificuldades não lhe tiraram a vontade e o desejo de ser tornar um aluno do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA). Francisco conta ainda que um dos grandes desafios foi melhorar a qualidade do ensino adquirido na infância. “Muitos estudantes do interior sentem dificuldades nos processos seletivos das universidades devido à base educacional do ensino primário. Para ser aprovado no vestibular tive que correr atrás do prejuízo e procurar expandir os meus conhecimentos. Na maioria das vezes estudava sozinho, sempre conciliando o trabalho com a escola. Na madrugada, onde eu tinha mais disponibilidade de tempo, intensificava os estudos”, comentou o universitário.

Atualmente, Francisco segue com a mesma determinação, cursando História na UEA e buscando usufruir de todos os mecanismos oferecidos pela Instituição de Ensino para continuar a sua caminhada de sucesso.

EditalEdital