Emenda ‘Interioriza Manaus’ promete modernização de Centros e Núcleos da UEA

Projetos dos deputados Augusto Ferraz e Carlinhos Bessa foram aprovados pela Aleam.

Com o objetivo de adquirir equipamentos que modernizem o ensino superior no interior do Amazonas, a ação de emenda ‘Interioriza Manaus’ conta com recursos destinados a aquisição de computadores, projetores de mídia e outros materiais para Centros e Núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os recursos têm origem nas emendas parlamentares apresentadas ao Projeto de Lei Orçamentária 2020 (LOA), aprovadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em dezembro de 2019.

Com a internet se tornando cada vez mais relevante nos últimos anos, o uso dos equipamentos tecnológicos cresceu. Para as instituições de ensino, a aplicação destes junto à metodologia pedagógica é de grande importância para obter as facilidades que as ferramentas apresentam. Para os alunos é a chance de ter contato e aprender sobre a rede digital, assim capacitá-los para o mercado de trabalho futuramente. Dessa forma, a proposta leva às unidades de ensino da UEA, possibilitando o aprimoramento do ensino.

Para o deputado Augusto Ferraz (DEM), autor da proposta, a questão da educação será prioridade do seu mandato, seja por meio de verbas para a Universidade, seja por recursos para construção e reforma de escolas pelo interior do Estado. “Eu acredito que a educação é a principal vertente para o desenvolvimento da sociedade. E o que a UEA está fazendo em questão de interiorizar cada vez mais a Universidade é uma grande oportunidade de dar mais chances aos amazonenses”, completou o deputado.

Associado à mesma emenda, o Deputado Carlinhos Bessa (PV), também criou uma proposta com o intuito de incentivar a educação no interior do estado, destinando verbas ao Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA). “A educação é a principal forma de garantir o progresso, principalmente no interior. A UEA cumpre brilhantemente esse papel no Amazonas, preparando os jovens para um futuro melhor, gerando mão de obra qualificada para o mercado de trabalho”, frisou o deputado.

Carlinhos Bessa relembra de uma das Audiências Públicas que aconteceu ano passado na qual foi discutido a necessidade e possibilidade da implantação de novos recursos na UEA em Tefé e comenta que agora, como deputado estadual, tem a possibilidade de trabalhar para garantir a atenção à educação superior pública para o interior.

Texto: Emilie Guimarães e Guilherme Oliveira/ASCOM UEA