Palestrantes internacionais são destaques da III Semana Internacional de Estudos Clássicos

O evento contará com palestrantes do Reino Unido, Estados Unidos e América Latina.

Realizado desde 2016 e voltado para as áreas de Letras, História, Filosofia e Educação em geral, a III Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas (SECLAM) traz como novidade neste ano a realização simultânea com a terceira edição do Workshop Conflict Resolution through Classical Literature – Workshop Resolução de Conflitos através da Literatura Clássica. O evento trará palestrantes de diversas universidades brasileiras, mas também do Reino Unido, dos Estados Unidos e da América Latina, e será realizado de 9 a 12 de junho, na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, 2470 – Chapada.

Com o tema ‘Representações femininas na literatura clássica e contemporânea’, a Semana promete discutir a importância do assunto diante dos contextos educacionais e socioculturais que permeiam a sociedade atual, conforme nos informa o professor de latim do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da UEA, Carlos Renato R. de Jesus, idealizador e organizador do evento.

“A literatura clássica pode nos ajudar a compreender aspectos da cultura contemporânea, dada a imensa influência que aquela exerceu sobre o ocidente, mesmo que outras culturas e conhecimentos componham a nossa identidade especificamente brasileira. Na III SECLAM, o objetivo é estabelecer diálogos interculturais com os estudos clássicos e literários, enfatizando o caráter emancipador e democrático que de fato esses saberes possuem, e seu alcance no contexto atual”, disse a professora da comissão organizadora, Anni Marcelli.

Inscrições

Os interessados em participar como ouvintes devem preencher o formulário eletrônico, presentes nos links abaixo, até o dia 15 de abril. Os estudantes de graduação e pós-graduação ou pesquisadores que desejam enviar trabalhos relacionados preferencialmente à área de Estudos Clássicos devem enviar resumos até o dia 4 de abril, através do formulário eletrônico disponível no site do evento.

Sobre o Workshop

O Workshop Conflict Resolution through Classical Literature (AHRC Research Networking) é coordenado pelo professor e pesquisador Martin Dinter (King’s College, no Reino Unido), cujo projeto mais amplo procura estabelecer relações entre pesquisa acadêmica em dois países latino-americanos: Brasil e Colômbia, com foco em Literatura Clássica e Estudos de Guerra, em vista da construção da paz.

O Workshop visou à realização de três eventos internacionais, o primeiro que ocorreu em Bogotá, o segundo em Londres e o terceiro será em Manaus.

Para mais informações, entrar em contato com o número (92)98201-2438 ou pelo e-mail: temasclassicos@gmail.com.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

EditalEdital