UEA inicia treinamento de profissionais da saúde para combater a COVID-19

As ações desenvolvidas pela UEA, UFAM e outras instituições do Amazonas estão centralizadas no Laboratório de Habilidades da ESA/UEA.

Unir forças para salvar vidas tem sido o propósito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) neste período de enfrentamento a pandemia da Coronavírus (COVID-19). Nesta segunda-feira (30/03), a instituição iniciou e centralizou dois treinamentos direcionados exclusivamente para profissionais de saúde do Amazonas no Laboratório de Habilidades da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

Baseado na portaria 580, de 27 de maço de 2020, que dispões sobre a ação estratégica “O Brasil conta comigo”, um grupo de professores da UEA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e de outras instituições do Amazonas, começaram a ministrar para médicos residentes do estado que ficarão em regime de reserva neste período de combate a COVID-19, um treinamento prático de abordagem de vias áreas dos pacientes em estado grave devido ao vírus.

O professor da UEA, Jucimar Carneiro, explica que os pacientes em estado graves chegam nas unidades de saúde com insuficiência respiratória precisando de intubação traqueal, e que por isso os residentes precisam estarem capacitados para manusear as vias áreas de forma correta para não aumentarem o risco de contaminação.

“Estaremos realização todos os procedimentos necessários para que esses residentes sejam capacitados para realizar a intubação traqueal baseado na realidade do Coronavírus. Não é uma intubação traqueal de rotina, de um paciente de terapia intensiva, mas com a realidade desse vírus. A finalidade deste treinamento é diminuir a exposição do médico e da equipe de saúde a esse vírus muito contaminante”, enfatizou o professor.

Fotos: Joelma Sanmelo/Ascom UEA

EditalEditalEdital