Inscrições para curso de capacitação tecnológica encerram nesta terça-feira, 7

Capacitação, gratuita e com duração de 300 horas, objetiva suprir as demandas atuais e futuras em recursos humanos em TIC em Manaus.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Instituto Eldorado, promove curso gratuito de capacitação e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis destinado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de áreas que englobam o desenvolvimento de produtos inovadores para empresas e indústrias. Ao todo, serão 60 vagas disponibilizadas na primeira turma.

Inscrição

As inscrições para a primeira turma de 2020, do Projeto Hefesto, poderão ser realizadas até o dia 7 de abril, pelo link anexado abaixo. A relação com o nome dos candidatos selecionados será divulgada no site do programa e por email dos candidatos selecionados.

Requisitos para participação

Poderão inscrever-se no processo seletivo os estudantes de graduação, pós-graduação ou profissionais de mercado que tenham formação nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Gestão em Tecnologia de Informação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Informática, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processamento de Dados, Tecnologia em Redes de Computadores e outros cursos afins, e que tenham cursado com aproveitamento e desenvolvido competências nas áreas de Orientação a Objeto, Linguagem de Modelagem e Programação de Computadores.

Sobre o curso

Desenvolvido no LabTEd (Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Educacionais) do HUB (CDTI-UEA / Centro de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação da Universidade do Estado do Amazonas), o curso visa capacitar profissionais para atender as demandas atuais e futuras de recursos em TIC em Manaus.

Com o início previsto para abril de 2020 e duração de 300 horas/aula, o curso é dividido entre os módulos básico, intermediário, avançado e hands on, quando os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas no desenvolvimento de um projeto de software.

“As empresas da região atuam com produtos de ponta e, consequentemente, requerem tecnologia de ponta. Atualmente, a maior parte dos recém-graduados não tem o preparo necessário para ocupar as posições demandadas, o que muitas vezes obriga as empresas a buscarem profissionais de outras regiões para preencher as vagas mais urgentes”, explica Ana Cabral, gerente de tecnologia do Instituto Eldorado em Manaus.

Ainda de acordo com a gerente, o grande desafio será o de vencer o isolamento social devido ao COVID-19. Ana enfatiza que toda a equipe do Projeto Hefesto está empenhada em superar essa situação, utilizando inicialmente plataformas de EaD, vídeo sob demanda, vídeo conferência e outros recursos tecnológicos, até o retorno das atividades presenciais.

Sobre o projeto

O Projeto Hefesto, cujo nome faz referência ao Deus da tecnologia, dos ferreiros, dos artesãos, do fogo e dos vulcões, na mitologia grega, propõe vários desafios nas questões do mundo real, fazendo estimular a capacidade criativa, conhecimento técnico e habilidades específicas na solução de problemas.

EditalEditalEditalEdital