TV Lepete realiza lives sobre educação em tempos de quarentena

Ação pode ser conferida no canal da TV Lepete, no YouTube, ou pelo aplicativo Mano.

A TV Lepete apresenta nesta quinta-feira, (23), o segundo episódio do Programa Conversas Impertinentes por meio de lives (transmissões ao vivo) voltadas para a comunidade acadêmica e externa. O tema desta quinta é sobre ensino domiciliar em tempo de quarentena, tendo como conversantes mães, pais e educadoras. As transmissões podem ser acessadas no canal da TV Lepete, no YouTube, ou pelo aplicativo Mano.

A transmissão ocorrerá a partir das 19h, com o tema ‘Família, família, cachorro, gato, galinha e aula em casa…’. Já o terceiro episódio acontecerá no dia 27 de abril, às 18h, com o tema ‘A cruel pedagogia do vírus’, com o professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos.

A coordenadora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (Lepete/UEA), Eglê Wanzeler, destaca que o surgimento do programa é uma forma da universidade participar da vida em sociedade e se manter em conexão com a mesma em tempo de isolamento, principalmente oferendo espaço de debates, diálogos com a sociedade, promovendo a cidadania em tempos de isolamento social.

“A universidade precisa garantir sua função social mesmo na quarentena, buscando ampliar para um maior número de pessoas a leva de informação, conhecimento e garantindo a cidadania social e cognitiva na sociedade como um todo. Uma vez que o Coronavírus nos obriga ao isolamento, programa vem com o intuito de nos fazer repensarmos a nós mesmos em nossos valores, princípios éticos, estéticos e solidários”, pontuou a coordenadora.

“Neste momento de pandemia, muitas escolas e demais instituições educativas foram fechadas pelo mudo todo, alterando de maneira profunda a rotina cotidiana dos lares e aumentando a pressão sobre as famílias em relação à manutenção dos processos educativos e a preocupação quanto às possíveis perdas decorrentes do afastamento de crianças e jovens do espaço formal da escola. O fato é que, para boa parte das famílias brasileiras, todas essas preocupações são ainda mais penosas e angustiantes quando o que está em questão é a própria manutenção da sua subsistência e as incertezas em relação ao futuro”, explicou a professora e membro da TV Lepete, Ceane Simões.

As lives pretendem reunir convidados de diversos lugares como da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Coletivo Escola Família Amazonas (CEFA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

E no dia 30 de abril, a TV Lepete pretende realizar também o quarto episódio sobre a saúde em tempos de quarentena, com horário e convidados a decidir.

EditalEditalEdital