Projeto de pesquisa da UEA produz álcool 70%

Objetivo é doar aos hospitais que estão no combate ao Coronavírus

O álcool em gel 70% virou artigo de luxo nas lojas do Brasil e, também, na capital do Amazonas. Para ajudar na proteção dos profissionais de saúde que estão no combate ao Coronavírus, o grupo de pesquisa ‘Química Aplicada à Tecnologia’, da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou nesta terça-feira (7) a fabricação do produto.

O processo de fabricação é realizado em três laboratórios da UEA e envolve 50 alunos e 13 professores do grupo de pesquisa ‘Química Aplicada à Tecnologia’. Foram produzidas 1.400 garrafas de 500ml, até o momento, que serão encaminhadas aos hospitais.

O grupo recebeu a doação de 2.500 litros de etanol do Grupo ATEM, além de 1.200 litros da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) para o início da fabricação.

O coordenador do grupo de Pesquisa, Sergio Duvoisin Junior, salienta que a sociedade vive um momento de ‘guerra’ e o que cada um puder contribuir é bem-vindo. “Provavelmente essa semana ou na outra, vamos viver o pico de infecção na capital. E os hospitais vão necessitar desse item. Essa iniciativa da UEA é louvável porque não estamos encontrando álcool 70% nas lojas. Então temos que fornecer aos agentes que estão na linha de frente e fornecer segurança aos profissionais de saúde”, explica.

Duvoisin destaca ainda que UEA está mobilizada no combate a Covid-19. “A UEA está fazendo a sua parte tanto na Química, quanto na Engenharia que está produzindo kits de proteção. Então, a nossa parte pode ser grande ou pequena, mas o fato de fazer ajuda a superar esse problema tão sério que estamos passando”, finalizou.

Fotos: Sergio Duvoisin Junior

EditalEditalEditalEdital