Professora da UEA ministra curso online sobre Introdução ao Feminismo

Contribuir com o campo de conhecimento e oferecer aulas de filosofia feminista aos estudantes com a mesma qualidade da Universidade. Esse é o objetivo do curso online sobre Introdução ao Feminismo que a professora doutora do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA), Rita Machado, realiza através da Plataforma do Google Meets. O curso integra o projeto Filósofas em Quarentena, realizado e coordenado pela Rede Brasileira de mulheres filósofas. Ao todo, 2,8 mil pessoas se inscreveram para participar do curso que ofertou 100 vagas.

Rita explica que a proposta do curso surgiu a partir da necessidade de continuar conectada aos estudantes mesmo que seja um momento delicado para a humanidade. “A filosofia nos coloca em reflexão humanitária e o feminismo em alerta. Percebemos que nesse exato momento onde as mulheres estão confinadas ao lar e ao trabalho doméstico o número de violência aumentou e também de suicídio de mulheres”, destacou.

A professora Doutora relembra que as mulheres ainda continuam marginalizadas na academia e o curso vem demostrar que podem construir um outro lugar, com democracia feminista. “As mediações feministas na filosofia, conforme uma autora que fundamenta esse curso, Ivone Gebara nos demonstra como, através do feminismo, a justiça e o conhecimento deixa de ser um ideal para a sociedade formulada pelos homens, e passa a alcançar as necessidades das mulheres, consideradas sujeitos históricos de grupos marginalizados”, finalizou.

O curso é coordenado pela professora Dra. Rita Machado e mais seis professoras: Carla Damiao (Universidade Federal de Goiás) Halina Leal (Universidade Regional de Blumenau), Ilze Zirbel (Universidade Federal de Santa Catarina), Lia Pinheiro Barbosa (Universidade Estadual do Ceará) e Susana de Castro (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os participantes selecionados que completarem 75% do curso receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UEA e da Rede Brasileira de Filósofas. As aulas são ministradas pela plataforma e depois editadas e disponibilizadas em um canal do YouTube. Confira o link https://www.youtube.com/channel/UCJW1f-7pafYDHJSBRpJZI0g

Confira a ementa do curso no link abaixo

EditalEditalEdital