UEA em Casa Live Music 2020 estreia com MPB

Apresentações dos professores iniciam nesta sexta-feira (01/05), às 19h, com a proposta de entretenimento e curiosidades sobre instrumentos

As transmissões ao vivo na Internet, ou popularmente chamadas de ‘Lives’, se transformaram em palco para muitos artistas e um atrativo para quem está em isolamento social durante a Pandemia do Coronavírus. O projeto ‘UEA em Casa Live Music 2020’ estreia na próxima sexta-feira (01/05), às 19h, com a proposta de entretenimento. Os professores também podem tirar dúvidas e dar informações sobre os instrumentos musicais. Os responsáveis pelas apresentações são os professores do curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A programação será de segunda a sexta-feira, através do Canal do YouTube do Telessaúde. https://www.youtube.com/user/telessaudeamazonas

O repertório do ‘UEA em Casa Live Music 2020’ será amplo, do erudito ao popular e, de acordo com o instrumento musical específico de cada professor. As transmissões serão de casa, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda o distanciamento social como forma de combater a Covid-19.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, acredita que este é um momento de união e para reconfortar o coração. “É com grande satisfação que estreamos esse projeto com o professor Fabio Carmo. Vamos reunir os músicos e professores da UEA para apresentar um repertório com música erudita, MPB e Música Popular Amazonense”, explica.

O primeiro instrumento escolhido é o trombone e será comandado pelo músico e diretor da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), Fabio Carmo nesta sexta-feira (01/05), às 19h. O repertório de abertura do projeto inclui Música Popular Brasileira (MPB).

Para o maestro e professor da UEA, Fabiano Cardoso, a ação da UEA se alinha a esse movimento cultural e destaca que a importância da arte/música neste momento não esteja sendo muito mensurada. “Talvez seja o único suporte que as pessoas estejam se apoiando e evite até crises de ansiedade. As pessoas se apoiam em cultura, arte, dança, música para serem mais esperançosas. Isso tem dado um pouco de alegria”, explicou.

Vadim Ivanov, professor de Música da UEA, também avalia que o momento é de enxergar a situação como um período que vai passar. “Todos precisam ter os cuidados recomendados, e não esquecer que precisamos dessa responsabilidade por nós, pelos entes queridos e pelos amigos que conhecemos. A minha ideia é falar um pouco sobre o clarinete, como escolhi o instrumento, explicar a versatilidade que pode ser usado tanto na música erudita como na música popular, no jazz, na música brasileira como está sendo muito usado também”, explica.

Programação

A programação inicia nesta sexta-feira (01/05) com o professor Fabio Carmo, no trombone. Na segunda-feira (04/05) será a vez da professora Irina Kazak, no piano. Na terça-feira (05/05), quem comanda a programação é o cravista e professor, Mário Trilha. A apresentação do instrumento viola será na quarta-feira (06/05), com o professor Gabriel Lima. Na quinta-feira (07/05), será a vez da apresentação do professor Edoardo Sbaffi, com violoncelo. E, finalizando a semana, na sexta-feira (08/05), o professor Vadzim Ivanou toca clarinete.

A programação completa e de cada semana pode ser conferida nas redes sociais da UEA. E você também pode participar, marcando a UEA nas redes sociais durante as transmissões.

Como assistir?

Basta acessar o Canal do YouTube do Telessaúde, se inscrever e clicar no sino para ativar as notificações: https://www.youtube.com/user/telessaudeamazonas

EditalEdital