Pesquisa de professores e alunos da UEA enfoca a realidade da população durante a COVID-19

Experiência sobre o distanciamento e isolamento social, as dificuldades e superações de quem venceu a doença serão expostos em uma mostra científica realizada este ano, em Manaus.

Com relatos de pessoas que estão vivendo diariamente as mais diversas situações provocadas pelo novo Coronavírus (COVID-19), professores e alunos do curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão produzindo uma pesquisa que será apresentada em uma mostra científica realizada ainda este ano, em uma Instituição de Ensino Superior de Manaus.

Entre as questões abordadas estão a luta contra a doença, as dificuldades, as superações, o desafio do distanciamento e do isolamento social e a batalha da população do interior para vencer a COVID-19. A pesquisa mostra ainda a psicologia que permeia o ambiente doméstico e a relação dos casais homoafetivos neste período de pandemia.

A professora da UEA e coordenadora do projeto, Alice Sobral, conta que os alunos estão atuando nesses relatos como pesquisadores e observadores, mostrando diversos casos, tanto no Direito Ambiental, quanto no Direito de inclusão de pessoas, incluindo a questão de gênero e de pessoas com deficiência. Alice explica que o trabalho seguiu as diretrizes jornalísticas com linhas investigativas.

“A pesquisa interpreta a fala das pessoas, divulgando como elas estão vivendo com essas novas experiências lançadas pelo COVID-19, pelo distanciamento social, familiar, mostrando todas as dificuldades e superações de quem venceu a doença. Vamos apresentar esses dados em uma Mostra Científica. O nosso objetivo é revelar a realidade desta situação inusitada e totalmente desconhecida para que as pessoas que receberão essas informações possam se identificar para aprender a melhorar o seu dia a dia, a sua condição de vida e a forma de como lidar com todas essas questões”, destacou Alice.

Texto: ASCOM UEA