Em parceria com a FVS, UEA realiza teste rápido em Drive Thru para profissionais de saúde

Os profissionais terão acesso aos resultados ainda nesta terça-feira, pelo sistema do SASI.

Profissionais da área de saúde do Amazonas que estão apresentando sinais ou sintomas do novo Coronavírus (COVID-19) puderam realizar nesta terça-feira (28), no Drive Thru instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), a testagem rápida para detectar a doença. A iniciativa é uma parceria da UEA com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Governo do Estado do Amazonas.

Os testes foram previamente agendados pelo aplicativo SASI e autorizados somente para os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate ao novo Coronavírus. O atendimento iniciou as 9h, com término previsto para às 17h.

Na oportunidade, o coordenador do curso de Enfermagem da UEA, Manoel Neto, disse que a missão e o compromisso da universidade com a sociedade é de promover ações efetiva de enfrentamento ao vírus. Manoel destaca que a ação de testagem passou por etapas de planejamento, treinamento e execução para garantir na testagem a segurança das 65 pessoas envolvidas entre professores, alunos e servidores, além dos profissionais de saúde que procuraram o Drive Thru para o serviço.

“Nós assumimos mais essa tarefa, pois entendemos que essa é a missão da universidade. A UEA vem mostrando total compromisso com a saúde e com a sociedade ao assumir tantas ações de combate ao vírus, entre elas o Chatbot, o Telessaúde, treinamentos, colações de grau antecipadas, ações educativas e agora a testagem rápida. A gestão da UEA tem sido incansável para que todas as ações sejam planejadas e executadas de forma correta. Esse enfrentamento é de todos nós”, comentou o coordenador.

A aluna da UEA e voluntária nesta ação, Andreza Cardoso, completou dizendo que esta é mais uma oportunidade de aprendizado e também uma forma de dividir com a população todo o conhecimento adquirido dentro da universidade.

“Estamos contribuindo explicando para os pacientes os procedimentos do teste, realizando perguntas, tudo para tentar amenizar qualquer desconforto. Essa é a nossa parte nesta missão tão importante neste enfrentamento”, relatou a aluna.

Por fim, a professora do curso de Odontologia, Fabíola Chui, falou sobre as etapas da testagem realizadas no Drive Thru. “É um exame de punção digital onde uma gota de sangue é colocada numa placa teste com reagente. O marcador vai detectar se a pessoa já teve o contato com o vírus através da memória imunológica. O resultado é divulgado no mesmo dia e o profissional poderá ter acesso no sistema do SASI”, ressaltou.

Texto: ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo