Palestras sobre saúde LGBT são realizadas por Telessaúde na UEA

"Saúde mental é uma prioridade para nos mantermos sãos durante a quarentena", explica o professor Denison Aguiar.

Com o objetivo de fomentar assuntos essenciais relacionados à saúde humana mesmo em isolamento social, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza nos dias 28, 29 e 30 de abril, das 15h às 17h, a primeira etapa de palestras online “Aspectos Gerais sobre Sexualidade Humana”, “Política Nacional de Saúde LGBT” e “Perfil da Política Nacional de Saúde LGBT na Cidade de Manaus”. A segunda etapa terá palestras sobre saúde LGBT aplicada aos profissionais de saúde.

Ofertadas pelos cursos de Direito e de Medicina da UEA, as palestras são resultado do Projeto de Pesquisa do acadêmico do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) aprovado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PBICT/UEA), Kevin Ferreira e têm como finalidade utilizar a Telessaúde como instrumento para formação continuada dos profissionais de saúde na capital e interior sobre a Política Nacional da Promoção a Saúde Integral LGBT, orientado pela Profa. Dária Neves, Prof. André Machado e Prof. Denison Aguiar.

O palestrante e professor do curso de Direito da UEA, Denison Aguiar, destaca que palestras possibilitam a formação profissional e humana, no que diz respeito à saúde mental dos profissionais. “Creio que estamos vivendo a pandemia para redefinir os nossos conceitos de existência, do que não deu certo em nossas relações humanas, e nesse sentido, as palestras serão direcionadas a redefinir alguns conceitos postos e para repensar a nossa existência enquanto ser humano”, declarou Denison Aguiar, que também é coordenador da Clínica de Direito LGBT, vinculado ao curso de Direito da UEA.

Na primeira palestra será abordada os aspectos gerais sobre a sexualidade humana e compreender as complexidades, como compreender a diferença entre sexo biológico, orientação sexual, expressão sexual e identidade de gênero. A segunda discorrerá sobre a legislação das portarias do Ministério da Saúde sobre a Política Nacional de Saúde LGBT e o processo de legalização através dos movimentos sociais. Já na terceira, a palestra tratará sobre o perfil da Política Nacional de Saúde LGBT na cidade de Manaus.

Como assistir?

A transmissão das palestras acontece via IPTV, pelo canal “telessaúde-am2”, e pelo aplicativo Mano Web, na aba “Educação”. Pelo aplicativo Mano Web, os participantes podem registrar presença no Portal Telessaúde Amazonas. Ao final da transmissão, será disponibilizado, pelo Chat, uma senha a qual os participantes devem anotar e inserir no formulário de presença. Terá também a aplicação de um questionário para levantamento de dados para o projeto e é importante a participação de todos que assistirem.

O certificado deve ficar disponível dentro de três semanas, após o evento, no Portal da UEA.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA

EditalEditalEdital