Alunas da UEA elaboram Cartilha para orientar micro e pequenas empresas durante a pandemia

Material está disponível para download.

Em meio a pandemia que provocou o fechamento do comércio e de serviços não essenciais a fim de evitar a disseminação da Covid-19, estudantes do Curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) elaboraram a ‘Cartilha de Medidas para Estabilização Econômica de Micro e Pequenas Empresas’.

O objetivo é amparar as organizações a partir de orientações e medidas de combate ao declínio econômico, voltada principalmente para pequenos empresários, gestores públicos e administradores. A cartilha se torna imprescindível para o planejamento de ações futuras.

A iniciativa surgiu de uma conversa entre a coordenadora do Curso de Administração da UEA, Andréa Lanza e o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA/AM), Inácio Guedes, na intenção de planejar o cenário pós-crise do Coronavírus.

A proposta foi lançada como um desafio para os alunos da disciplina de Gestão de Cidades que produziram um total de 20 cartilhas nas quais apenas uma foi escolhida, a partir de critérios da professora para representar a turma. A cartilha selecionada foi feita pela equipe: Ana Flávia de Almeida, Ana Karoline Cordeiro, Aryenne da Costa e Maria Eduarda Salgado.

O documento ilustrado reúne oito orientações sendo dicas ou alternativas a serem aplicadas pelo empreendedor.

A coordenadora enfatizou que está orgulhosa com a mobilização dos alunos e monitores que, mesmo diante da suspensão de aulas como medida protetiva, seguiram o projeto como uma forma de contribuir com a sociedade. “Foi mérito dos alunos e a expectativa que temos é de continuidade, pois este trabalho está objetivo e pontual, seguindo a proposta do momento de organizar ideias, compreender prioridades e sistematizar ações. Quem necessitar de maiores aprofundamentos e mais dicas sobre a cartilha, abre espaço para a consultoria dos próprios alunos, quando retomadas as atividades”, completou a coordenadora Andréa.

Como acessar?

A cartilha está disponibilizada nos itens abaixo, e também no site do CRA/AM.